29/01/2010

Número de focos do mosquito na Liberdade preocupa autoridades municipais

Prefeitura reforça ações educativas contra a doença

Número de focos do mosquito na Liberdade preocupa autoridades municipais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Neste sábado, dia 30, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão visitar o bairro Liberdade para recuperação de casas fechadas, de 8 às 14 horas. Cerca de 50 por cento dos imóveis vistoriados na comunidade pelo CCZ durante a última ,inspeção, realizada de 19 a 22 de janeiro, estavam fechados. - A medida mostrou-se necessária diante do número de imóveis fechados durante a última inspeção, que foi muito alto. Além disso, coletamos 33 amostras de possíveis focos da dengue, e o resultado foi assustador. O bairro está com índice de infestação de 4,36. O máximo considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é 1 – disse Márcio Luciano Mendes, coordenador do CCZ. Outra medida adotada pelo Centro de Controle de Zoonoses foi uma parceria com os agentes comunitários do Programa Saúde da Família, que também fazem visitas domiciliares, para auxílio nas orientações de prevenção à dengue. Com isso, o número de servidores que visitam os imóveis no combate à dengue teve um reforço significativo – normalmente, este trabalho é realizado pelos agentes do Serviço de Vigilância Sanitária do Município. A Prefeitura decidiu ainda reforçar as ações de prevenção e combate à doença em todos os bairros de Resende. O trabalho educativo (foto) tem sido uma prioridade do Serviço de Vigilância Sanitária do Município no sentido de evitar focos do mosquito transmissor da doença.
Palavras chaves: DENGUE