04/01/2012

Número de equipamentos novos para a saúde chega a 150

Parte dos equipamentos do Hospital da Mulher já foi comprada com recursos do Município

Número de equipamentos novos para a saúde chega a 150

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

No pacote de novos investimentos anunciados hoje pelo prefeito José Rechuan (PP) para a área de saúde, consta também a liberação de recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para a compra de novos equipamentos que serão instalados no Hospital da Mulher (foto) e no Hospital de Emergência. Os recursos foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar inserida no orçamento da União pelo deputado federal Rogério Lisboa (DEM-RJ). Com estes recursos, a Prefeitura vai comprar cerca de 150 itens, entre ultrasson, monitores multiparâmetro, aparelhos para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e procedimentos de anestesia, cadeiras de rodas, camas hospitalares, geladeiras e computadores. Através da instalação do equipamento de ultrasson no Hospital da Mulher, a Prefeitura poderá também ampliar a oferta do serviço, já que o Município conta atualmente com apenas um aparelho de ultrasson para exames ginecológicos e obstetrícios. Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Brito, a previsão é de que o Hospital da Mulher seja inaugurado ainda neste mês de janeiro. Ele explicou também que alguns equipamentos destinados à nova unidade já foram adquiridos com recursos próprios do Município. Construído pela Prefeitura na Rua Pintor Nunes de Paula, no Centro, numa área anexa à APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende), o Hospital da Mulher terá seis consultórios médicos, duas salas para exames de ultrassonografia, uma para fisioterapia, uma Área de Acolhimento, além de outras dependências. A unidade disponibilizará atendimentos especializados na área de ginecologia, obstetrícia de alto risco e mastologia. Para o pré-natal de alto risco, a Secretaria Municipal de Saúde já ampliou de um para dois o número de médicos na rede pública. Haverá ainda no Hospital da Mulher uma equipe formada por assistente social, psicóloga e uma fisioterapeuta. A equipe atenderá exclusivamente pacientes submetidas a mastectomia (retirada da glândula mamária).
Palavras chaves: SERVIÇOS AMPLIADOS