28/12/2011

Número de alunos na pré-escola em Resende supera média nacional

Desnutrição em crianças com menos de cinco anos cai pela metade

Número de alunos na pré-escola em Resende supera média nacional

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Dados coletados pelo Conselho Municipal de Monitoramento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança apontam resultados positivos no trabalho de assistência à criança em Resende a partir de 2009, primeiro ano da atual administração do Município, especialmente nas áreas de Saúde e Educação.

Na Educação, por exemplo, Resende mantém 86 por cento de suas crianças matriculadas na Pré-Escola, o que representa um percentual acima da média nacional, que é de 80 por cento.

Na Saúde, um dos resultados positivos foi alcançado no trabalho de combate à desnutrição infantil: o percentual de crianças desnutridas menores de cinco anos caiu quase 50 por cento de 2009 para 2010.

Para o prefeito José Rechuan (PP), os dados “mostram que a administração municipal está no caminho certo ao priorizar a realização de ações voltadas à saúde da criança desde os seus primeiros meses de vida”.

Ele comentou outras conquistas alcançadas pelo trabalho do poder público e do Conselho de Avaliação do Prefeito Amigo da Criança pela qualidade de vida da população infantil.

Segundo ainda o levantamento do Conselho, o número de óbitos de crianças obteve uma diminuição de 14,28 por cento e o número de adolescentes grávidas caiu em 13 por cento.

Já para a saúde dos bebês, os dados revelam que de 2009 para 2010, aumentou em 12,10 por cento a quantidade de mães que alimentavam seus filhos exclusivamente com o leite materno nos quatro primeiros meses de vida.

O trabalho realizado pela Prefeitura, no módulo do Programa Saúde da Família da Baixada da Olaria, foi reconhecido este ano pela Secretaria estadual de Saúde, que concedeu ao posto o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação.

A concessão do título ocorreu principalmente devido ao fato de o módulo ter seguido os “Dez Passos para o Sucesso na Amamentação”.

- O trabalho da Prefeitura visa atender todas as faixas etárias da população com ações públicas que assegurem condições de uma vida saudável para todas as idades, desde os primeiros meses da criança até os idosos. Os números do Conselho Municipal de Avaliação e Monitoramento e do Prefeito Amigo da Criança refletem o nosso comprometimento com o desenvolvimento da criança. Sabemos da importância e da necessidade de se investir na assistência às gestantes e no desenvolvimento da criança desde os seus primeiros dias de vida. Por isso, continuaremos comprometidos com esta proposta – disse Rechuan.

O prefeito destaca outros investimentos visando dar continuidade ao desenvolvimento da criança na fase infantil. Com relação à saúde, ele cita o Programa Cárie Zero como uma das iniciativas que vem garantindo a saúde bucal de alunos da rede municipal de ensino.

Implantado em março de 2009, o Cárie Zero já recebeu por dois anos seguidos o Prêmio Brasil Sorridente.

Na área de Educação, além da ampliação do número de creches, o prefeito lembra do Projeto Segundo Turno, por meio do qual são oferecidas atividades nas áreas de cultura, esporte, lazer e assistência social a cerca de cinco mil alunos do ensino fundamental.

No caso das creches, a Prefeitura inaugurou este ano a creche da Baixada da Olaria, reformou a creche da Vila Vicentina, retomou a obra da creche do Morada do Contorno, está reformando a creche do Jardim Esperança e em breve vai iniciar a obra da creche da Morada da Barra, na Fazenda da Barra.

Atualmente, 1.137 crianças na faixa etária de zero a três anos são atendidas pelas creches mantidas pela Prefeitura.

Na foto, crianças matriculadas em unidades de ensino da Prefeitura, que receberam diversos investimentos a partir de 2009.

Palavras chaves: RESULTADOS POSITIVOS