° Minº Max

31/01/2013

Núcleo de Hemoterapia de Resende se prepara para atender demanda no Carnaval

Guarda Municipal realiza campanha para incentivar a doação entre membros da corporação

Núcleo de Hemoterapia de Resende se prepara para atender demanda no Carnaval

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Núcleo de Hemoterapia de Resende, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está se preparando para atender as 12 unidades públicas e privadas de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis durante os cinco dias de Carnaval.

Para evitar baixa no estoque, o serviço está contando com o apoio da Guarda Municipal, que está realizando uma campanha entre os 140 guardas, incentivando que eles procurem o núcleo e doem sangue até a próxima sexta-feira, dia 08 de fevereiro, véspera da folia. Além da guarda, a embaixada da torcida do Flamengo (Fla-Resende), também está levando torcedores para fazer doações ao núcleo.

- Desde a semana passada soltamos uma carta circular entre os guardas conscientizando-os para a necessidade de doar sangue e ajudar vidas, principalmente neste período de férias, considerado crítico em todo o país, quando normalmente os estoques dos bancos de sangue podem ser reduzidos. Esperamos que a maioria possa contribuir - explicou o comandante da Guarda Municipal, Francisco Jances de Alcântara.

Segundo o coordenador médico do Núcleo de Hemoterapia, Paulo Marcos Faria, o setor mantém regime de plantão permanente, de 24 horas, nos sete dias da semana, mas durante a folia o núcleo não funciona para doações, daí a necessidade de garantir o estoque antes deste período.

- Estamos em campanha para convocação de doadores de sangue neste período pré-carnavalesco, visando ao aumento de nossos estoques, deixando-nos em condições para o atendimento de um possível aumento de demanda de sangue no carnaval. Mas gostaríamos de reforçar a importância da doação permanente - explicou.

A doação pode ser feita das 7 às 10h45 e das 13 às 15 horas, no núcleo, que funciona ao lado do Hospital de Emergência, na Avenida Marcílio Dias, 800. Já o agendamento para grupo superior a quatro pessoas deve ser feito previamente, pelo telefone (24) 3381-4834. No dia da doação é necessária a apresentação de um documento oficial, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho.

Estão aptos para doar pessoas com idade entre 18 e 67 anos, com peso acima dos 50 quilos. Todos os doadores passam por avaliações e fazem, gratuitamente, um exame completo para indicar a existência de possíveis doenças transmissíveis pelo sangue. O resultado fica disponível em 20 dias e deve ser retirado pelos próprios doadores no Hemonúcleo. A orientação para os doadores é não estar em jejum no dia da coleta, evitando também o consumo de bebida alcoólica e alimentos gordurosos nas 24 horas anteriores à doação. Caso o doador esteja fazendo uso de algum medicamento, o mesmo deverá ser levado na triagem para avaliação.

Palavras chaves: SAÚDE