26/11/2018

MUTIRÃO CONTRA A DENGUE VISITA 1.300 IMÓVEIS E RETIRA 67 CAMINHÕES DE ENTULHO

Imóveis fechados foram catalogados e serão novamente procurados pelos agentes

MUTIRÃO CONTRA A DENGUE VISITA 1.300 IMÓVEIS  E RETIRA 67 CAMINHÕES DE ENTULHO

Crédito: Arquivo PMR

Mais de 1.300 casas visitadas, 67 caminhões de entulho retirados e 90 amostras coletadas. Esse foi o saldo do mutirão de combate à dengue realizado pela Prefeitura no último fim de semana, com ações nos bairros Itapuca, Elite e Baixada Olaria no sábado, dia 24; e Santa Isabel e Vila Hulda, no domingo, 25. A ação, que também será realizada em outros bairros do município nas próximas semanas, foi considerada um sucesso pelo Comitê de Combate à Dengue, que está coordenando os trabalhos preventivos na cidade, visando manter a doença sob controle no município. A única preocupação foi o alto índice de imóveis fechados nas duas regiões atendidas.

Durante o mutirão, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses e das Secretarias Municipais de Saúde e de Obras e Serviços Públicos, em parceria com os voluntários da Cruz Vermelha, desenvolveram diversas ações nos bairros atendidos, como a retirada de entulho e de materiais que poderiam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti; visita às residências para identificar focos e conscientizar moradores, além de divulgação das medidas preventivas. O mutirão, que foi realizado das 8h às 17h, envolveu cerca de 200 profissionais, além de quatro retroescavadeiras e 12 caminhões.

No sábado, 24, primeiro dia de atividade, os trabalhos foram concentrados nos bairros Itapuca, Elite e Baixada Olaria, onde 1.105 residências foram visitadas, enquanto outras 756 estavam fechadas. Já no domingo, 25, o mutirão conseguiu alcançar 236 residências, de um total de 638, dos bairros Santa Isabel e Vila Hulda – as outras 402 estavam fechadas

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt, todas as residências que estavam fechadas foram marcadas e catalogadas pelo CCZ para que as equipes retornem ao local futuramente. A superintendente ressalta que o Centro realiza essas visitas de forma rotineira, independente do mutirão, e que os moradores que impedirem o acesso dos profissionais estarão suscetíveis à multa.

- O resultado do mutirão foi muito satisfatório pela quantidade de entulho retirado e pelos focos do mosquito que foram tratados ou eliminados. No entanto, por outro lado, o número de residências fechadas nos deixa em alerta, pois podem conter reservatórios de água, que podem se transformar em criadouros do mosquito. Por isso, o trabalho terá continuidade e esses imóveis serão novamente procurados – explica a superintendente.

Próximos mutirões

Os trabalhos desenvolvidos através do mutirão ainda vão contemplar uma série de regiões estratégicas que, de acordo com estudos feitos pelo Comitê da Dengue, apresentam maior chance de comportar os focos do mosquito Aedes aegypt. O próximo mutirão chegará ainda este ano à região da Grande Alegria, onde os trabalhos serão desenvolvidos no dia 15, sábado, na Cidade Alegria, e no dia 16, domingo, na Nova Alegria, Jardim Alegria e Jardim Beira Rio.

Palavras chaves: Dengue