17/04/2013

Mutirão de Combate à Dengue neste sábado será no bairro Nova Alegria

Objetivo é recolher material que acumula água parada

Mutirão de Combate à Dengue neste sábado será no bairro Nova Alegria

Crédito: Divulgação - CCZ/PMR

"A participação da comunidade é fundamental no combate à dengue". O apelo foi feito pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira, dia 17, para que os moradores retirem de suas residências depósitos que acumulam água. No sábado, dia 20 de abril, o mutirão estará no bairro Nova Alegria, das 8h às 13h.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, declarou que muitos moradores ainda estão colocando entulhos nas calçadas, como restos de obras, o que prejudica o recolhimento do material que acumula água, o que é o foco do mutirão.

Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão no local, recolhendo depósitos que podem se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue e orientando os moradores sobre as medidas de prevenção. O carro "fumacê" também vai percorrer as ruas do bairro.

O coordenador de Combate à Dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Márcio Luciano Mendes, lembra que durante a semana os vigilantes sanitários realizam as inspeções aos imóveis de Resende. Nas visitas, os agentes controlam os focos do mosquito transmissor da dengue e orientam os moradores e proprietários sobre as medidas de prevenção ao vetor, como evitar acúmulo de água parada e manter caixas d'água sempre fechadas.

- O recolhimento dos materiais que acumulam água não é responsabilidade do CCZ. Nos mutirões, nós contamos com o apoio das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos, para intensificar o combate à dengue, retirando esses depósitos de dentro das residências. Mas os moradores devem realizar constantemente a limpeza de seus quintais - afirmou o coordenador.

Em 2013, já foram recolhidos cerca de 200 caminhões de entulhos nos oito mutirões, que atenderam os bairros Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota, Paraíso, Morada do Contorno, Liberdade e Nova Liberdade, Itapuca e Cabral.

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 16 de abril, foram confirmados no município 225 casos de dengue, sendo que 491 notificações ainda aguardam resultado de exame. O Paraíso lidera o número de casos confirmados, com 52; seguido da Liberdade, com 25, e Cidade Alegria, com 14.

O calendário dos mutirões está sendo definido semanalmente pela Secretaria de Saúde, com base no número de casos notificados e o índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue. O bairro Nova Alegria, por exemplo, teve 30 notificações, com sete casos já confirmados.

Palavras chaves: DENGUE