04/12/2013

Mutirão de combate à dengue acontece neste sábado no bairro Vila Isabel

Trabalho tem como foco recolher material que acumula água parada

Mutirão de combate à dengue acontece neste sábado no bairro Vila Isabel

Crédito: Divulgação - PMR

Neste sábado, dia 7 de dezembro, o bairro Vila Isabel, na região da Grande Alegria, recebe o mutirão de limpeza e combate à dengue. Os trabalhos, realizados por vigilantes sanitários, acontecem das 8h às 13h.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, o objetivo da ação é recolher material que acumula água e pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, como depósitos de plástico, garrafas, pneus, entre outros objetos.

- É importante ressaltar que o foco do mutirão não é retirar entulho e restos de obras. Contamos com a colaboração dos moradores, pois a melhor maneira de combater a doença é a prevenção, ou seja, evitar que o mosquito transmissor se prolifere - destacou a superintendente.

Durante o mutirão, os moradores vão receber também orientações a respeito dos cuidados necessários para diminuir a incidência de focos do mosquito. Além disso, o carro fumacê vai percorrer as ruas do bairro.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e conta com a parceria das Secretarias de Obras e de Administração e da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR).

Cerca de 20 funcionários municipais, entre vigilantes sanitários e agentes comunitários, participarão dos trabalhos no bairro Vila Isabel, com o apoio de três caminhões e uma máquina retroescavadeira. De acordo com o CCZ, os trabalhos têm ainda o apoio de oito caminhões e três máquinas retroescavadeiras.

O calendário do mutirão será definido semanalmente, com base nos números de casos notificados e o índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue.

No primeiro semestre deste ano, foram realizados 14 mutirões, que juntos recolheram mais de 300 caminhões de entulhos dos bairros Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota, Paraíso, Morada do Contorno, Liberdade, Itapuca, Cabral, Nova Alegria, Surubi, Novo Surubi, Vila Alegria, Castelo Branco e Nova Liberdade.

A ação foi retomada no mês passado e cerca de 15 caminhões já foram recolhidos dos bairros Toyota e Jardim Aliança.

Palavras chaves: DENGUE