20/02/2014

Neste ano, já foram recolhidos cerca de 70 caminhões de lixo

Mutirão de combate à dengue acontece neste sábado no bairro Liberdade

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Liberdade será o bairro beneficiado neste sábado, dia 22 de fevereiro, com o mutirão de combate à dengue. A equipe da Prefeitura estará no local, das 8h às 13h, com o objetivo de recolher material que acumula água parada.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, reforça o pedido para que os moradores não coloquem entulhos nas calçadas, como restos de obras. "Isso prejudica a retirada de depósitos que acumulam água, que é o foco do mutirão", destacou.

Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, vão recolher esse material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, além de orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. O carro "fumacê" também vai percorrer as ruas do bairro.

O último mutirão, realizado no bairro Nova Liberdade, no dia 15, retirou nove caminhões de entulho. No total, nos seis mutirões realizados em 2014, foram recolhidos cerca de 70 caminhões. Os bairros também atendidos foram: Baixada da Olaria, Jardim Aliança, Morada do Contorno, Nova Liberdade, Alegria Velha e Itapuca.

O calendário do mutirão está sendo definido semanalmente pela Secretaria de Saúde, com base nas notificações e no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, verificado no trabalho de inspeção dos vigilantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 14 de fevereiro, foram notificados 48 casos de suspeita de dengue, mas nenhum caso foi confirmado até o momento.

Ações educativas - A Secretaria de Saúde realiza também palestras e atividades educativas sobre o combate à dengue em escolas, empresas e associações de moradores. Na próxima quarta-feira, dia 26, haverá distribuição de material informativo para alunos do Colégio Estadual Antônio Quirino, em Visconde de Mauá. Já na quinta-feira, dia 27, a panfletagem será no Calçadão de Campos Elíseos.

Palavras chaves: COMBATE À DENGUE