27/03/2014

Mutirão da Dengue: Santo Amaro recebe ação neste sábado

Já foram recolhidos no total cerca de 130 caminhões de lixo nos mutirões de 2014

Mutirão da Dengue: Santo Amaro recebe ação neste sábado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Resende tem registrados até o momento quatro casos confirmados de dengue e 112 notificações. A fim de manter o número de casos sob controle, a Prefeitura vem desenvolvendo várias ações. Uma delas é o Mutirão de Combate à dengue, que neste sábado, dia 29 de março, está no bairro Santo Amaro, das 8 às 13 horas.

Durante o trabalho, uma equipe de cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, recolhem materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

- Essas ações seguem um calendário e são realizadas nos bairros onde são encontrados os maiores números de larvas durante o trabalho de coleta de larvas realizados pelos agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) - destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.

A superintendente lembra que o Mutirão da Dengue tem atingido seu objetivo. No último sábado, durante ação no bairro Paraíso foram recolhidos 18 caminhões de lixo. Até o momento já foram recolhidos 132 caminhões com materiais variados que oferecem risco de se tornar criadouro do mosquito e colocar em risco a saúde da população.

- A Prefeitura está fazendo sua parte, mas a comunidade deve ter em mente que ela pode e deve ajudar, mantendo seu quintal limpo, livre de qualquer objeto que acumule água. Nos trabalhos de coleta de larvas os agentes encontram focos em objetos onde muitos não imaginam que possa haver larvas do mosquito, como capas de caixas d'água, lonas, baldes, casca de ovo, sacolas plásticas jogadas no chão e churrasqueiras. Esse trabalho de limpeza deve ser constante para evitar que a doença volte a ser uma epidemia na cidade - explicou Lúcia, lembrando que durante todo o ano passado foram registrados mais de 500 casos da doença na cidade.

Palavras chaves: COMBATE À DENGUE