12/03/2014

Já foram recolhidos cerca de 90 caminhões de lixo nos sete mutirões de 2014

Mutirão da dengue chega neste sábado ao bairro Paraíso

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Os moradores do bairro Paraíso vão receber neste sábado, dia 15 de março, o mutirão de combate à dengue, das 8h às 13h. Recolher os materiais que acumulam água parada é o principal objetivo da ação, que é mais um dos trabalhos da Prefeitura para promover o combate à dengue em Resende. Durante o mutirão, o carro fumacê também vai percorrer as ruas do bairro.

- A finalidade do mutirão é recolher depósitos, como garrafas, pneus, latas velhas, tambores, entre outros. Muitos moradores estão colocando entulho nas calçadas, o que prejudica o trabalho de combate à dengue - reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.

Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão recolhendo esses materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos contam com o apoio de cinco caminhões e três máquinas retroescavadeiras.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, nos sete mutirões já realizados em 2014, foram recolhidos cerca de 90 caminhões de entulhos. Foram beneficiados com a ação os bairros Baixada da Olaria, Jardim Aliança, Morada do Contorno, Alegria Velha, Itapuca, Nova Liberdade e Liberdade.

Durante todo o ano, os vigilantes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam o trabalho de inspeções aos imóveis do município para garantir as medidas de combate à dengue, com equipes fixas nas regiões da Alegria, Paraíso, Centro, Manejo e Barras. O objetivo é verificar focos do mosquito transmissor da dengue e orientar os moradores sobre a importância dos cuidados diários de evitar água parada.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 27 de fevereiro, o município apresentava apenas um caso confirmado de dengue. Do total de 77 notificações, 71 ainda aguardam resultado de exame.

Palavras chaves: COMBATE À DENGUE