13/03/2013

Mutirão da Dengue chega neste sábado ao bairro Morada do Contorno

Objetivo é recolher material que acumula água parada

Mutirão da Dengue chega neste sábado ao bairro Morada do Contorno

Crédito: Divulgação - CCZ/PMR

Os moradores do bairro Morada do Contorno vão receber neste sábado, dia 16 de março, o mutirão de combate à dengue, das 8h às 13h. Cerca de 30 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão recolhendo materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos contam com o apoio de oito caminhões e três máquinas retroescavadeiras. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Obras.

- O objetivo do mutirão é recolher depósitos, como garrafas, pneus, latas velhas, tambores, entre outros. Muitos moradores estão colocando entulho nas calçadas, o que prejudica o trabalho de combate à dengue - reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, nos quatro mutirões já realizados em 2013, foram recolhidos mais de cem caminhões de entulhos. Foram beneficiados com a ação os bairros Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota e Paraíso.

Durante todo o ano, os vigilantes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam o trabalho de inspeções aos imóveis do município para garantir as medidas de combate à dengue, com equipes fixas nas regiões da Alegria, Paraíso, Centro, Manejo e Barras. O objetivo é verificar focos do mosquito transmissor da dengue e orientar os moradores sobre a importância dos cuidados diários de evitar água parada.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 8 de março, foram confirmados no município 51 casos de dengue, sendo que 286 notificações ainda aguardam resultado de exame.

Caminhada contra a Dengue - A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza nesta quinta-feira, dia 14 de março, uma Caminhada contra a Dengue, com alunos das Escolas Municipais Abrahão Hermano Ribenboim e Algodão Doce, Colégio Municipal Getúlio Vargas e CIEP Augusto de Carvalho. A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas participem da caminhada pelas ruas da Cidade Alegria, levando aos moradores orientações de prevenção à dengue. A saída está marcada para as 8h, na Escola Municipal Algodão Doce.

Palavras chaves: DENGUE