23/03/2010

Espaço foi idealizado pelo escritor Macedo Miranda

Museu de Resende é referência no cenário cultural do eixo Rio-São Paulo

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

O Museu de Arte Moderna, que foi criado em 1950 pela Lei Municipal número 100, é uma instituição vinculada à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, órgão da Prefeitura de Resende, e cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Criado por inspiração do escritor resendense José Carlos Macedo Miranda (1920-1974), juntamente com o escritor carioca Marques Rebelo (Eddy Dias da Cruz, 1907-1973), o MAM de Resende tem destaque no cenário nacional por ter sido surgido na década de 1950, período de grande efervescência cultural no Brasil. A ausência de um local específico para abrigar as suas obras e a falta de infraestrutura contribuíram para que o Museu tivesse suas atividades interrompidas em 1952 e só fossem retomadas 22 anos mais tarde, em 1974, graças ao idealismo e fidelidade de Altamiro Pimenta, aliados ao esforço e determinação do então prefeito Aarão Soares da Rocha, do Conselho Municipal de Cultura e de alguns funcionários da época, como Vanda Perantoni e a museóloga Solange Godoy, que seria a sua primeira diretora. O acervo do MAM reúne hoje cerca de 400 obras (foto), entre trabalhos de Tarsila do Amaral, Guignard e Iberê Camargo. O desenho-denúncia de Clécio Penedo, a caligrafia urbana de Victor Arruda, as construções de Ronaldo Auad e a herança neoconcreta de Alex Gama são outras dessas obras que compõem o acervo da instituição.
Palavras chaves: HISTÓRIA