02/05/2012

Museu de Arte Moderna realiza exposição “Arte Popular”

Mostra reúne 140 obras de artistas nacionais e regionais

Museu de Arte Moderna realiza exposição “Arte Popular”

Crédito: Divulgação MAM

A Prefeitura, por meio do MAM (Museu de Arte Moderna), órgão vinculado à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realizará neste sábado, dia 05 de maio, às 19 horas, a abertura da exposição "Arte Popular", que contará com a seguinte programação: Percussão (Fernando Kalimba e alunos da Escola de Música da Casa da Cultura); Música Sertaneja (Zé Viola, Zé Resende e Jorge Brito); e Dança: "Pérola Negra" com jovens do Projeto Quilombo Promotor da Paz e Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende).

A mostra reunirá 140 obras de artistas famosos nacionais e regionais (na foto, uma das obras que poderão ser visitadas pelo público). São pinturas de Chico da Silva, Waldomiro de Deus e Carmello Senna (acervo Francis Hamer Bullos); Ex-votos, esculturas, cerâmicas, entalhes de artistas nacionais como Louco, Maluco, Agenor, Soto e Zé do Carmo (acervo Ricardo Monteiro de Barros Macias); e desenhos de Percy Lau (acervo do casal Nelcinda e Dr. Monteiro Lopes).  Ainda fazem parte da mostra, obras de Zica Bergami, que fazem parte do acervo do MAM, e dos artistas regionais Jorge Brito e Mestre Cláudio.

- Costumamos chamar de "arte popular" a produção de pinturas, esculturas e modelagens, feitas por homens e mulheres que não receberam ensino ou treinamento profissional específico, mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. Seus autores são gente do povo, o que, em geral, quer dizer pessoas com poucos recursos econômicos, que vivem no interior do país ou na periferia dos grandes centros urbanos e para quem "arte" significa trabalho - explica Vanda.

A visitação para escolas ou outros segmentos organizados deve ser previamente agendada. As informações podem ser obtidas pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470 ou através dos endereços eletrônicos mam.resende@gmail.com e www.mamresende.blogspot.com. O Museu se localiza na Rua Doutor Cunha Ferreira 104 - Centro Histórico - Resende RJ.

Palavras chaves: CULTURA