18/08/2010

Rio Paraíba e história do Império são temas das mostras

Museu de Arte Moderna realiza exposições itinerantes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Mantido pela Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o Museu de Arte Moderna está realizando duas exposições itinerantes na cidade. Em parceria com o Museu Histórico Nacional, o MAM de Resende apresenta a exposição ‘O Império e a República”, que tem como público alvo os estudantes das redes municipal e estadual. A exposição ‘O Império e a República’ é composta de três caixas que, uma vez abertas, transformam-se em vitrines contendo peças de acervo e painéis explicativos. Os temas abordados nas caixas são: ‘A Coroa e a Escravidão’, ‘A Crise do Escravismo’ e ‘A República dos Alfabetizados’. Atualmente, a mostra se encontra na Escola Municipal do Surubi, depois de ter sido realizada na Escola Municipal Júlio Verne (Vila Vicentina). As próximas unidades de ensino que receberão a exposição vão ser o Colégio Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Rompendo o Silêncio (Alvorada) e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari). Outra exposição do MAM de Resende que tem percorrido escolas e instituições do município se denomina ‘Rio Paraíba do Sul – Desafio Para a Vida’. Na foto, uma imagem panorâmica do Rio Paraíba. Aproveitando o Ano Internacional da Biodiversidade, O Museu de Arte Moderna de Resende incentiva o público a pensar sobre a importância do Rio Paraíba do Sul na vida da população. Nesta segunda-feira, a mostra foi montada na empresa MAN Latin America (antiga Volkswagen), onde permanece até o dia 27. Já a partir do dia 30, a exposição poderá ser visitada na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco). O prefeito José Rechuan (DEM) destaca a realização das exposições itinerantes como outra iniciativa da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda no sentido de ampliar cada vez mais o número de pessoas com acesso às ações culturais do Município. No caso da exposição “O Império e a República”, ele frisa que a mostra reforça o conhecimento dos estudantes a respeito da história do Brasil. Quanto à mostra sobre o Rio Paraíba do Sul, o prefeito entende que a iniciativa contribui de forma direta para despertar a consciência da população sobre a importância do manancial para a vida das pessoas. Escolas e instituições de Resende que quiserem receber as exposições, deverão entrar em contato com o Museu de Arte Moderna, por meio dos telefones 3360-6155, 3360-4470 ou através do endereço eletrônico mam.resende@gmail.com.
Palavras chaves: CULTURA