10/01/2013

Museu de Arte Moderna expõe obras do acervo sobre o tema “Pessoas”

São 47 obras de pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas

Museu de Arte Moderna expõe obras do acervo sobre o tema “Pessoas”

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, através do MAM (Museu de Arte Moderna) de Resende, realiza até o dia 31 de janeiro a Exposição "Pessoas". A mostra reúne 47 obras do acervo do próprio MAM, que retratam diferentes estilos das artes plásticas e técnicas, como pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas.

Segundo a diretora do Museu, Vanda Perantoni, além de abrir o calendário anual de exposições, o evento marca o lançamento do projeto que prevê a realização de mostras temáticas, utilizando o acervo do museu. "É uma forma de expormos obras de arte ainda desconhecidas pelo público, que foram incorporadas ao acervo através de doações de artistas e colecionadores particulares, ou premiadas em salões da Primavera - explicou a diretora.

Na Exposição "Pessoas", um dos destaques é o autorretrato de Jan Zach e Inimá de Paula, importantes artistas da arte brasileira - Jan foi um finlandês que participou da implantação da colônia finlandesa em Penedo e ainda da fundação do MAM, em 1950.

Também estão na mostra as silhuetas humanas das obras de Luís Carlos Antonelli Lacerda, artista resendense, atualmente chefe da Dinâmica Cultural do Museu Histórico Nacional (no Rio de Janeiro), obras assinadas por Clécio Penedo, considerado um dos maiores desenhistas brasileiros, entre outras peças.

- Neste momento de férias, a exposição é uma oportunidade para que o público conheça obras que fazem parte do patrimônio municipal - ressalta Vanda.

A mostra está aberta à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30. O Museu de Arte Moderna de Resende fica localizado na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico. A visitação de grupos e segmentos organizados pode ser agendada através dos telefones 3360-6155 e 3360-4470, ou ainda através do endereço eletrônico: mam.resende@gmail.com.

Palavras chaves: CULTURA