Resende

17° Min31º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

12/11/2024

MUSEU DE ARTE MODERNA DE RESENDE ABRE EXPOSIÇÃO “UTOPIA: TRAZENDO AS BANANAS E O CAFÉ DE VOLTA AO BRASIL” NESTA QUINTA-FEIRA 

Mostra do artista visual Anders Bergman fica disponível até o dia 20 de dezembro, com visitação aberta das 10h às 17h 

MUSEU DE ARTE MODERNA DE RESENDE ABRE EXPOSIÇÃO “UTOPIA: TRAZENDO AS BANANAS E O CAFÉ DE VOLTA AO BRASIL” NESTA QUINTA-FEIRA 

Crédito: Anders Bergman

O Museu de Arte Moderna de Resende abre, nesta quinta-feira, a exposição “Utopia: trazendo as bananas e o café de volta ao Brasil”. A mostra de autoria do artista visual Anders Bergman fica disponível até o dia 20 de dezembro, com visitação aberta das 10h às 17h. O MAM Resende fica na R. Dr. Cunha Ferreira, 104 – Centro.  

Há sete anos, o artista conheceu Penedo e se apaixonou pela história dos finlandeses que chegaram ao local quase cem anos antes, com o objetivo de criar uma utopia, segundo Bergman. 

- Com vestígios e reflexos do folclore finlandês e sueco, além de expressões culturais tradicionais, temperadas pelas influências brasileiras, esse pequeno lugar aos pés da montanha, bem ao lado da floresta, me pareceu envolto em uma aura misteriosa. A exposição no MAM Resende é uma interpretação ficcional livre de um sonho utópico, e fico muito feliz e satisfeito por ter a oportunidade de apresentar essas obras no belo Museu de Arte Moderna de Resende – diz o artista. 

Destrinchando o título, segundo o artista 

Utopia significa, em grego antigo, nenhum lugar. A representação visual de um possível nenhum lugar; e uma referência ao próprio significado da palavra é uma série de fotos documentais de uma obra de arte específica para o local, chamada Mirror House (Casa Espelho), que está localizada em um prado de feno perto do Centro de Arte Haihatus, em Joutsa, na Finlândia. 

“Bananas” se refere a uma série de colagens, esculturas e desenhos feitos a partir de caixas de banana de papelão comuns. As obras são apresentadas na forma de uma instalação. “Café”: outra série de colagens feitas com diversos tipos de papéis e tintas. O café foi utilizado aqui como meio de pintura e também como referência a uma antiga tradição de adivinhação, onde se leem formas e figuras nas borras de café. 

O artista conta que está tentando aumentar os intercâmbios culturais entre esta região do Brasil e a região nórdica/báltica da Europa.  

- Quero expressar meus sinceros agradecimentos e uma calorosa salva de palmas ao meu excelente produtor, Pedro Luz, e à diretora do museu MAM Resende, Carmem Aguiar, por seus incansáveis esforços e apoio para que tudo isso se tornasse realidade – ressaltou. 

Sobre Anders Bergman 

Anders Bergman é um artista visual nascido em Dalarna, Suécia, que explora a interseção entre arte e arquitetura, com uma abordagem marcada pelo uso de materiais reciclados e práticas sustentáveis. 

Formado pela Academia de Belas Artes em 2006, Bergman criou obras que dialogam com o espaço e o tempo, muitas vezes incorporando elementos de demolição e reconstrução em suas esculturas e instalações. Seus projetos são exibidos internacionalmente, e ele tem se destacado por seu trabalho no Centro de Arte Haihatus, na Finlândia, onde já produziu diversas exposições. Entre suas criações mais notáveis estão as séries de colagens e esculturas com caixas de banana e outras instalações, como a “Mirror House";, que refletem sua contínua investigação sobre o conceito de utopia e a ligação entre o natural e o construído. 

Seu trabalho é uma reflexão profunda sobre as transformações dos materiais e dos ambientes que ele habita, sempre impregnado de uma sensibilidade em relação à passagem do tempo e às memórias incorporadas nas estruturas físicas 

Palavras chaves: Arte Mam Exposição Museu De Arte Moderna
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados