02/02/2012

Museu de Arte Moderna abre exposição “Nós Fotógrafos”

Mostra reúne 37 fotografias de sete profissionais da região

Museu de Arte Moderna abre exposição “Nós Fotógrafos”

Crédito: Divulgação MAM

A Prefeitura, através da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, via MAM (Museu de Arte Moderna), abre na próxima quarta-feira, dia 08 de fevereiro, às 19 horas, a exposição “NÓS FOTÓGRAFOS”, que faz parte do Projeto “NÓS”, instituído pelo Museu em 2009 com o objetivo de apoiar e divulgar os artistas de Resende e cidades vizinhas.

A programação da cerimônia de abertura prevê a apresentação de Márcio Rocha (flauta) e Tony Justen (violão), que formam o “Duo Girassol”. A mostra estará aberta ao público até o dia 16 de março, de segunda a sexta-feira de 9 às 17h30m. Para o presidente da Casa da Cultura, André Whately, “a exposição reforça ainda mais as ações da Prefeitura no sentido de valorizar a cultura enquanto um instrumento de importância primordial no dia-a-dia das pessoas”.

Nesta mostra, vão ser expostos 37 trabalhos, com temas diversificados, muitos deles retratando natureza, produzidos por sete fotógrafos. São eles: Christian Meyn, Heleno Louzada (na foto, um dos trabalhos deste artista), Isabel Machado, Luiz Ribenboim, Lúcia Pires, Márcia Carvalho e Thiago Ferreira.

Christian Meyn fotografa imagens de borboletas captadas em Penedo, classificadas em importantes concursos como o “Green Balance 2010”. Heleno Louzada atualmente mora em Penedo (Itatiaia) e mostra, em suas fotos, “a biodiversidade que a mãe natureza pode oferecer”.

Já Isabel Machado é especializada em fotografias de casamentos e na exposição apresentará cidades, as pessoas e a natureza das mesmas. Carioca de nascimento, mas morador de Resende há muitos anos, Luiz Ribenboim tem como hobby fotografar aves da região. Por sua vez, a jornalista e fotógrafa Lúcia Pires recebeu no ano passado, da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o prêmio “Destaque Cultural 2011 na categoria Fotografia”.

Moradora de Resende há dez anos, a carioca Márcia Carvalho apresenta fotografias dos belos pássaros desta região. Thiago Ferreira, é licenciado em Artes Visuais pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e pós-graduando em Teatro. Sua pesquisa em fotografia questiona as relações de poder subjetivas no cotidiano.

A diretora do MAM, Vanda Perantoni, explica que “ao longo de toda a história da fotografia, sempre houve quem a promovesse como forma de arte e um veículo de ideias, ao lado da pintura e da escultura, mas nunca essa perspectiva foi difundida com tanta freqüência e veemência como agora”.

O MAM fica na Rua Doutor Cunha Ferreira 104, Centro e oferece ação educativa para escolas e outros segmentos organizados com agendamento prévio. As informações podem ser obtidas pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470 ou através do endereço eletrônico mam.resende@gmail.com / www.mamresende.blogspot.com.

Palavras chaves: CULTURA