Assistência Social e Direitos Humanos
24/09/2021
MUNICÍPIO CATARINENSE BUSCA ORIENTAÇÕES SOBRE PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA DA PREFEITURA DE RESENDE
O programa, que é referência no estado, vem apresentando seu trabalho para diversos municípios
Crédito: Divulgação PMR
O programa “Família Acolhedora” de Resende, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) promoveu na última quinta-feira, dia 23, uma apresentação do serviço para uma equipe do município de Salete-SC, que começou a implementar um serviço semelhante recentemente. A reunião digital durou cerca de três horas e foi considerada proveitosa e positiva para as partes, segundo a coordenação do ‘Família Acolhedora’.
As apresentações e até a recepção de visitantes da região têm sido cada vez mais frequentes e uma oportunidade para outros programas conhecerem o serviço promovido em Resende, que é considerado referência pela metodologia de sucesso. Só em 2020, o município acolheu sete crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial.
O encontro online desta quinta-feira contou com a participação dos membros do programa de Selete-SC, a psicóloga Aline Vizentainer Tives de Macedo e a assistente social Bruna Cristina Rodrigues Moser. Pela Prefeitura de Resende, a recepção ficou por conta da psicóloga e coordenadora do Programa Família Acolhedora de Resende, Patrícia Fernanda Neves, da assistente social Bruna Naira da Silva Miranda e da psicóloga Alaiza da Costa Batista.
De acordo com a coordenadora, a apresentação foi fundamental para nortear um programa que está em estágio inicial. Pensando nisso, o encontro abordou as experiências e instrumentos utilizados em Resende e que foram bem sucedidos no município.
- É muito satisfatório mais uma vez poder compartilhar a metodologia do Família Acolhedora para mais um município. Tivemos um encontro digital muito proveitoso e pudemos levantar muitos pontos importantes sobre nossa forma de trabalhar no município. Tratamos de um campo de atuação que ainda está em desenvolvimento em muitos locais do país e podemos dizer que estamos em uma fase bastante avançada no aperfeiçoamento do serviço de acolhimento em Resende. Desejamos sucesso para a equipe de Salete-SC e estaremos sempre de braços abertos, prontos para auxiliar da forma como for possível - comentou a coordenadora, Patrícia Fernanda Neves
Conheça o Programa Família Acolhedora
O Programa Família Acolhedora de Resende tem como objetivo o acolhimento de crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial. Neste contexto, a família ou pessoa cadastrada e habilitada pelo programa protege o acolhido, proporcionando um crescimento sadio, com afeto e respeito às suas necessidades. O prazo de acolhimento familiar é de até um ano e meio, conforme o artigo 9º da lei municipal, baseada no ECA. Desde a criação do programa, já foram realizados 39 acolhimentos, sendo a maioria deles crianças com idade até 12 anos.
Palavras chaves: Família Acolhedora