25/08/2009

Só nas últimas semanas, 19 equinos e bovinos foram apreendidos

Município reforça operação contra animais soltos nas ruas

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses do Município, vai intensificar a operação visando apreender animais de grande porte que forem encontrados soltos pelas ruas, avenidas e praças da cidade, principalmente eqüinos e bovinos (foto). Só nos últimos dois meses, 19 animais de grande porte foram recolhidos pelos agentes e levados para o CCZ, que funciona no bairro Vila Vicentina, ao lado da Escola Municipalizada Júlio Verner. Segundo o coordenador do Centro de Zoonozes da Prefeitura, Márcio Luciano Mendes, o reforço na operação tem como objetivo diminuir os riscos de acidentes nas vias públicas, além de evitar doenças que podem ser transmitidas à população pelos animais. A partir da data de apreensão, os proprietários terão cinco dias para retirar o animal. A legislação municipal estabelece que, pelo tempo de permanência do animal no CCZ, será cobrada uma taxa diária de R$ 14,29 e uma multa correspondente ao valor de 50 UFIRS (Unidades de Referência Fiscal de Resende), que totaliza aproximadamente R$ 93,00. Se a retirada não ocorrer dentro deste período, o animal pode ser doado para a faculdade de veterinária da UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). - Caso os nossos registros constate que o proprietário é reincidente na infração, o seu animal pode ser mandado direto para a UBM, sem passar pela área destinada a animais apreendidos – explica Mendes. A população deve colaborar com o CCZ denunciando a existência de animais soltos pelas vias públicas, como cavalos, vacas e bois, através dos telefones 3360-5186 ou 3381-9802. O trabalho de recolhimento de animais acontece de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, mas dependendo do número de reclamações poderá ser feito também nos sábados, domingos e feriados. Quatro servidores, com o auxílio de um caminhão e uma camionete, são responsáveis pelo serviço de recolhimento. - Além de trazer mais segurança aos motoristas e pedestres no trânsito da área urbana, o recolhimento destes animais nos ajuda no controle e na manutenção da saúde pública. Isso porque, ao andar soltos pela via pública, os animais podem contrair doenças e transmiti-las à população – alertou o coordenador do Serviço de Vigilância Sanitária do Município, Ítalo Rodrigues Filho.
Palavras chaves: SEGURANÇA