08/07/2010

Município realiza operação de ordem pública no Centro Histórico

Em menos de dois meses, operações ocorreram também nos bairros Cidade Alegria e Morada da Barra

Município realiza operação de ordem pública no Centro Histórico

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende realizou, no começo deste mês, uma ação na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico, através da qual encaminhou, para o Centro de Referência de Atendimento à População Adulta em Situação de Rua e Migrantes, dois cidadãos que estavam utilizando o coreto do logradouro como moradia. A ação foi realizada por meio da Superintendência Municipal de Ordem Pública, tendo sido coordenada pessoalmente pelo superintendente José Antônio dos Santos - Ed Murphy (foto, discursando numa cerimônia da Guarda Municipal).

O superintendente explicou que a operação ocorreu após a Prefeitura ter recebido várias reclamações de moradores do Centro Histórico quanto à presença de moradores de rua no coreto em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

- Para realizar esta ação, contamos com o apoio da Divisão de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Finanças e de um psicólogo do Centro de Referência, que se localiza no Parque de Exposições. Na Praça Oliveira Botelho, constatamos que dois moradores de rua haviam se fixado no coreto, onde encontramos um aparelho de televisão, um fogareiro e algumas panelas - explicou Ed Murphy, destacando que, com os moradores de rua, ainda foram achadas várias garrafas de bebidas alcoólicas.

Todo o material foi recolhido pela Fiscalização de Posturas e os moradores encaminhados ao Centro de Referência. Segundo o superintendente, a Guarda Municipal vai fazer ronda todas as noites no entorno da praça para evitar que os moradores de rua voltem a ocupar o local.

O Centro de Referência de Atendimento à População Adulta em Situação de Rua e Migrantes, mantido através da Secretaria Municipal de Assistência Social, atua no acompanhamento psicológico e social da população de rua de Resende. Os moradores nesta condição passam o dia no local, onde podem realizar a higiene pessoal, participam de atividades sócioeducativas e fazem parte de oficinas de reciclagem ou produção de artesanato.

A secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, lembra que o órgão realiza um trabalho de reintegração dessa população às suas famílias ou aos municípios de origem. O psicólogo do centro, Thiago Granjeiro, que acompanhou a ação na Praça Oliveira Botelho, destaca que os dois moradores de rua encontrados no local já vinham sendo atendidos no centro.

- Durante nossa estada na praça, conversamos com eles e os convencemos a deixar o local. Resende não dispõe de albergue, mas durante o dia eles contam com todo o atendimento disponível no Centro – salientou.

Essa foi a segunda ação realizada este ano pela Superintendência de Ordem Pública no sentido de evitar a ocupação irregular do espaço público.  Recentemente, a superintendência demoliu um trailer abandonado localizado na Avenida do Canal, atrás da Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro Cidade da Alegria, que segundo denúncias, vinha sendo usado para o consumo de drogas e a prática de atos sexuais.

No final do mês passado, a Superintendência coibiu ligações clandestinas de água e de energia elétrica numa área da Morada da Barra, bairro localizado na região da Fazenda da Barra. Um grupo de ciganos encontros no local foi apontado como o responsável pelas ligações clandestinas, tendo sido orientados imediatamente a deixar o terreno, que é de propriedade particular.

- Essas são medidas preventivas de grande importância para garantir a segurança dos moradores de Resende, preservando com isso a ordem pública no Município – destacou Ed Murphy.

Palavras chaves: PRAÇA OLIVEIRA BOTELHO