13/01/2010

Município realiza novas melhorias nas estradas rurais

Reforço em pontes: uma das melhorias executadas

Município realiza novas melhorias nas estradas rurais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Devido às chuvas de verão, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras, vem intensificando a realização de obras e serviços nas estradas rurais com o objetivo de garantir as condições de tráfego nestas vias da cidade. Em todo o Município, não há nenhuma estrada interditada. Nesta semana, as ações se concentram na desobstrução de trechos das localidades de Fumaça, Engenheiro Passos e da Estrada da Figueira (Quatis-Vargem Grande), que foram atingidos nos últimos dias por queda de barreiras. A Prefeitura realizou ainda recentemente a desobstrução de trechos das estradas Bom Retiro, Boca do Leão, Bulhões e Riachuelo. O reforço das estruturas destas travessias está entre as ações realizadas. O diretor de Obras da Prefeitura, engenheiro Miguel Dias, que coordena o trabalho de conservação e recuperação das estradas rurais da cidade, disse que estas vias estão recebendo também serviços de drenagem visando melhorar o escoamento das águas das chuvas, evitando dessa maneira o acúmulo de água em determinados pontos e diminuindo os riscos de acidentes. Cada uma das equipes mobilizadas pela Prefeitura para a realização destes trabalhos conta com o auxílio de uma máquina pá carregadeira, uma moto niveladora e dois caminhões, além de ferramentas manuais. - A garantia de condições para o tráfego de veículos nas estradas rurais é uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan, tendo em vista a importância desta região para o desenvolvimento econômico e social do Município. Afinal, a agropecuária representa uma das atividades principais da nossa economia, motivo pelo qual é preciso assegurar o escoamento da produção leiteira e agrícola. Além disso, ao trabalhar pela conservação das estradas rurais, a Prefeitura garante também o deslocamento dos moradores para a área urbana e a circulação dos veículos do sistema de transporte escolar – disse Miguel Dias. A Secretaria Municipal de Obras vem trabalhando também na conservação e manutenção de algumas pontes das estradas rurais. Sete delas estão recebendo obras de recuperação. Três delas se localizam na estrada de acesso à Fazenda Bonsucesso. Outras duas ficam em Pirangaí, mais precisamente na estrada que liga Resende ao município paulista de São José do Barreiro. As duas pontes restantes se localizam no distrito de Engenheiro Passos e na estrada da Figueira. Entre as melhorias realizadas pela Prefeitura no ano passado nas estradas rurais esteve a construção de uma nova galeria de águas pluviais no quilômetro 8 da Estrada da Limeira, via responsável pela ligação de Resende com o município paulista de Arapeí. O bueiro existente até então no local foi destruído por uma chuva ocorrida no começo de 2009, o que chegou a deixar a estrada interditada por alguns dias.
Palavras chaves: INFRA-ESTRUTURA