03/12/2010

Secretaria de Saúde destaca a informatização do setor em Resende

Município participará de Fórum Nacional sobre Assistência Farmacêutica

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O modelo de gestão adotado pela Secretaria Municipal de Saúde no setor de medicamentos vai ser apresentado durante o Fórum da Assistência Farmacêutica neste mês em Brasília.

No próximo dia 14, a diretora de Assistência Farmacêutica e de Políticas de Medicamentos da Prefeitura de Resende, Sandra Xavier, destacará as melhorias realizadas no setor pela Secretaria Municipal de Saúde na mesa de debates sobre o tema “Ferramenta de Gestão: Experiências da Utilização do Hórus como facilitador da Assistência Farmacêutica”.

Hórus é a denominação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, que permite o controle informatizado da distribuição de medicamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo Sandra Xavier, a escolha de Resende como único município do Estado do Rio de Janeiro para participar do Fórum deve-se ao fato de que a prefeitura da cidade “foi uma das primeiras prefeituras a implantar o sistema Hórus”.

Ela define ainda o convite feito à Prefeitura “como um reconhecimento importante ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde em busca da melhoria no setor de distribuição de medicamentos”.

- Isso quer dizer que temos todo o estoque de medicamentos da rede informatizado. Com essa medida, temos melhor controle e gerenciamento sobre a compra de remédios e a demanda da população, ou seja, a aquisição com qualidade e eficiência – destacou Sandra, acrescentando que o sistema Hórus foi implantado pela Prefeitura de Resende em novembro deste ano, apenas um ano após a implantação a nível nacional.

Já o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito (foto, à direita), destacou a informatização do setor de medicamentos como um dos avanços alcançados pela Prefeitura. Segundo ele, os pacientes que utilizam remédios contra a hipertensão e a diabetes vão ter uma atenção especial do Município:

- O foco do nosso trabalho nessa área será a hipertensão e o diabetes. Caso os pacientes não estejam retirando os medicamentos nas unidades de saúde, o sistema informatizado vai apontar esta informação. A partir disso, o agente comunitário do Programa Saúde da Família vai à casa da pessoa orientá-la sobre a importância do uso do medicamento – disse Brito, acrescentando que a preocupação com estas doenças deve-se ao fato de elas serem os fatores de riscos principais para doenças cardiovasculares, “atualmente a maior causa de mortalidade em Resende”.