23/02/2011

Município oferece incentivos para pagamento de débitos em atraso

"Volume de obras e serviços estimula acerto de contas com a cidade"

Município oferece incentivos para pagamento de débitos em atraso

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, acredita ainda que a realização de um volume significativo de obras e serviços por parte do atual governo da cidade deve ser considerado também um estímulo a mais para que os moradores sintam-se estimulados a acertar suas contas com a Prefeitura.

Entre as obras com recursos próprios que se encontram atualmente em andamento estão a construção da galeria de águas pluviais do Loteamento Mirante das Agulhas (foto) e a canalização do córrego situado entre os bairros Surubi Velho e Novo Surubi.

- A população pode perceber nas ruas que a Prefeitura de Resende administra o dinheiro público com seriedade e comprometimento com o bem-estar de cada morador da cidade. Ao reverter os recursos arrecadados em obras de infraestrutura, e na melhoria dos serviços publicados prestados ao cidadão, a administração municipal ganha a credibilidade do contribuinte – frisou o secretário.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Fazenda, atualmente 30 por cento dos contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas, se encontram em débito com o município em algum imposto.

O montante da divida ativa gira hoje em torno de R$ 30 milhões, o que equivale a dez por cento da arrecadação geral da Prefeitura por ano. A maioria do débito se refere ao não pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Os contribuintes em débito com a Prefeitura devem procurar o Departamento de Dívida Ativa da Prefeitura, que funciona no Centro Administrativo da Beira-Rio, de segunda à sexta-feira, entre 8 e 17 horas.

No caso dos débitos ainda não cobrados através da Justiça, o pagamento à vista poderá ter um desconto de 50 por cento sobre multas e mora.

Já a alternativa para as dívidas em processo de cobrança judicial é o parcelamento em até cinco anos.

Palavras chaves: ECONOMIA