30/01/2012
Município inicia mais dois cursos técnicos para jovens de baixa renda
Aulas vão ser ministradas em parceria com SENAI
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Assistência Social e Direitos Humanos, promove nesta terça-feira, dia 31 de janeiro, a aula inaugural dos cursos técnicos de Mecânica e de Manutenção Automotiva, que serão oferecidos gratuitamente a 70 jovens do Município. O evento está marcado para 15horas, nas instalações do SENAI, que fica na Rua Sarkis José Sarkis 156, bairroJardim Jalisco.
Participarão da cerimônia o prefeito José Rechuan (PP); a titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona; e o gerente executivo da unidade SESI(Serviço Social da Indústria)/SENAI Resende, José Oswaldo Nogueira da Fonseca, além de outras autoridades municipais.
De acordo com a secretária Marly Ceccoline Cortona, os jovens contemplados foram selecionados através das unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que funcionam nos bairros Jardim Esperança, Toyota, Itapuca e Lavapés. Eles atenderam aos dois requisitos básicos para participarem da capacitação, que são os seguintes: grau de escolaridade (Ensino Médio Completo) e renda familiar de até um salário mínimo. Nesta qualificação, a Prefeitura está investindo mais de R$ 379 mil em recursos próprios na preparação dos jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.
As aulas dos dois cursos começarão a ser ministradas a partir do dia 13 de fevereiro, no horário das 18 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Os cursos incluem aulas teóricas e práticas. Ao final dos cursos, os alunos vão ser diplomados como técnicos nas duas áreas.
Nas aulas de Mecânica, que terá duração de um ano e meio, haverá ensinamentos sobre como elaborar projetos e realizar processos mecânicos industriais, aplicando normas técnicas e de segurança do trabalho, ferramentas da qualidade e de preservação ambiental.
Já no curso de Manutenção Automotiva, cuja duração será de dois anos, os alunos vão ser capacitados para realizar diagnósticos, instalação e manutenção de sistemas eletromecânicos em veículos automotivos, segundo as normas técnicas de qualidade, segurança e preservação ambiental. Na foto, um dos cursos de capacitação profissional oferecidos pela Prefeitura aos jovens do Município, via Centro de Educação Profissionalizante.
- Através desta qualificação, os jovens selecionados terão a oportunidade de buscar uma boa colocação no mercado de trabalho. Nosso objetivo é justamente capacitar estes cidadãos para que possam preencher aos critérios exigidos pelas empresas já instaladas ou em fase de instalação no Município – comentou a secretária de Assistência Social, lembrando que outros 180 jovens já participam de nove cursos de qualificação realizadas pela Prefeitura em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Palavras chaves: MERCADO DE TRABALHO