30/01/2012

Município inicia mais dois cursos técnicos para jovens de baixa renda

Aulas vão ser ministradas em parceria com SENAI

Município inicia mais dois cursos técnicos para jovens de baixa renda

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Assistência Social e Direitos Humanos, promove nesta terça-feira, dia 31 de janeiro, a aula inaugural dos cursos técnicos de Mecânica e de Manutenção Automotiva, que serão oferecidos gratuitamente a 70 jovens do Município. O evento está marcado para 15horas, nas instalações do SENAI, que fica na Rua Sarkis José Sarkis 156, bairroJardim Jalisco.

Participarão da cerimônia o prefeito José Rechuan (PP); a titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona; e o gerente executivo da unidade SESI(Serviço Social da Indústria)/SENAI Resende, José Oswaldo Nogueira da Fonseca, além de outras autoridades municipais.

De acordo com a secretária Marly Ceccoline Cortona, os jovens contemplados foram selecionados através das unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que funcionam nos bairros Jardim Esperança, Toyota, Itapuca e Lavapés. Eles atenderam aos dois requisitos básicos para participarem da capacitação, que são os seguintes: grau de escolaridade (Ensino Médio Completo) e renda familiar de até um salário mínimo. Nesta qualificação, a Prefeitura está investindo mais de R$ 379 mil em recursos próprios na preparação dos jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.

As aulas dos dois cursos começarão a ser ministradas a partir do dia 13 de fevereiro, no horário das 18 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Os cursos incluem aulas teóricas e práticas. Ao final dos cursos, os alunos vão ser diplomados como técnicos nas duas áreas.

Nas aulas de Mecânica, que terá duração de um ano e meio, haverá ensinamentos sobre como elaborar projetos e realizar processos mecânicos industriais, aplicando normas técnicas e de segurança do trabalho, ferramentas da qualidade e de preservação ambiental.

Já no curso de Manutenção Automotiva, cuja duração será de dois anos, os alunos vão ser capacitados para realizar diagnósticos, instalação e manutenção de sistemas eletromecânicos em veículos automotivos, segundo as normas técnicas de qualidade, segurança e preservação ambiental. Na foto, um dos cursos de capacitação profissional oferecidos pela Prefeitura aos jovens do Município, via Centro de Educação Profissionalizante.

- Através desta qualificação, os jovens selecionados terão a oportunidade de buscar uma boa colocação no mercado de trabalho. Nosso objetivo é justamente capacitar estes cidadãos para que possam preencher aos critérios exigidos pelas empresas já instaladas ou em fase de instalação no Município – comentou a secretária de Assistência Social, lembrando que outros 180 jovens já participam de nove cursos de qualificação realizadas pela Prefeitura em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Palavras chaves: MERCADO DE TRABALHO