20/05/2013
Município ganha trailer para implantação de Polícia Comunitária
Além de trailer, Resende já recebeu carro e moto
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Até o final do mês, Resende já deve estar com o Posto de Policiamento Comunitário instalado na região da Grande Alegria. Na última semana, o município recebeu o trailer que faz parte da estrutura da Unidade de Guarda Comunitária (UGC), um investimento proveniente de recursos do Ministério da Justiça, por meio do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). A unidade é implantada em município que possuem batalhões da Guarda Civil Municipal.
Nesta segunda-feira, dia 20, o prefeito José Rechuan anunciou também, durante a reunião do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública com Cidadania do Médio Paraíba Fluminense, que já chegaram mais sete trailers, que serão emplacados e enviados aos municípios beneficiados nos próximos dias. Dos 13 municípios do Médio Paraíba que fazem parte do consórcio, Resende e mais sete cidades foram contempladas com a unidade (Volta Redonda, Barra Mansa, Valença, Quatis, Itatiaia, Porto Real e Barra do Piraí).
- A Unidade de Guarda Comunitária tem como objetivo primordial a prevenção à violência, em uma parceria do poder público, Polícia Militar e comunidade. Além do posto de Policiamento Comunitário e dos equipamentos disponibilizados, o consórcio vem também capacitando guardas municipais, servidores municipais que atuam na área de segurança pública e líderes comunitários - destacou Rechuan, que é presidente do Consórcio Intermunicipal.
De acordo com o superintendente municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy, o trailer completa a estrutura física de funcionamento da UGC, que é composta ainda de um automóvel Gol, equipado com giroflex, rádio, sinalizadores e caracterizado para uso exclusivo do Policiamento Comunitário, e uma motocicleta de 300 cilindradas. As duas viaturas já foram entregues ao município em setembro do ano passado.
Segundo Ed Murphy, a unidade funcionará 24 horas por dia. Dentre as suas atribuições está a de estreitar o relacionamento do poder público com a comunidade. A unidade terá o papel de ser "um balcão de atendimento ao cidadão em questões que envolvam a estrutura de segurança do bairro como má iluminação pública, sinalização deficitária e terrenos com mato alto que favoreçam ações criminais". Com o apoio da Polícia Militar, também promoverá palestras em escolas e associações de moradores visando à implementação de projetos de prevenção à violência e enfrentamento ao crime.
- Decidimos que a primeira unidade de polícia comunitária será instalada na região da Grande Alegria. Ela contará com uma equipe de guardas municipais que, recentemente, concluíram um curso de capacitação para atuação junto à comunidade. É um trabalho que esperamos contar muito com o apoio da população - finalizou o superintendente.
Palavras chaves: SEGURANÇA