24/03/2010

Classificação é referente às cidades de 50 a 300 mil habitantes

Município fica entre os 5 melhores do Brasil na área de Saúde Bucal

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Resende foi considerado o melhor município em Saúde Bucal no estado do Rio de Janeiro e quinto lugar na competição federal, dentro da categoria de 50 mil a 300 mil habitantes. Divulgados esta semana, os resultados fazem parte do Prêmio Brasil Sorridente, que foi promovido pelo Conselho Federal de Odontologia e teve como objetivo estimular as prefeituras que mais investem em ações na área da saúde bucal. Pela boa classificação no Prêmio, a Prefeitura receberá uma Menção Honrosa no dia 23 de abril, no Rio de Janeiro.

- Esse prêmio é muito importante pelo reconhecimento do trabalho e investimentos da administração do prefeito José Rechuan (DEM), que definiu a saúde bucal como uma prioridade dentro da área de saúde pública em Resende, investindo principalmente em medidas preventivas, como o Programa Cárie Zero (foto), por exemplo – avaliou o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

Segundo o diretor de Saúde Bucal da Prefeitura de Resende, João Marcos Matos, para concorrer ao prêmio, a Prefeitura foi avaliada em dez critérios, dentre eles, a cobertura populacional alcançada pelo atendimento odontológico, o número de equipes de Saúde Bucal e equipes de dentistas e auxiliares do Programa Saúde da Família, além da remuneração dos profissionais.

- Um critério de destaque foi a implantação dos Programas Escola Cárie Zero, Pacientes com necessidades especiais e Hospital Amigo do Sorriso, que propiciaram ao município o aumento em mais de 400 por cento das ações de prevenção à cárie, permitindo ainda o aumento do acesso da população aos tratamentos odontológicos – afirmou João Marcos.

O acompanhamento do teor de flúor na água distribuída à população também foi um dos critérios avaliados. Graças a um trabalho desenvolvido pela diretoria de Saúde Bucal, iniciado em 2009, Resende já conta com 99,9 por cento de acesso da população à água fluoretada nos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde (de 0,6 a 0,8). A vigilância é feita, mensalmente, em mais de 20 pontos do município.

Na área de saúde bucal, Resende conta com um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), um Núcleo de Especialidades Odontológicas, uma unidade de atendimento hospitalar (Hospital de Emergência), 16 equipes de saúde bucal no Programa Saúde Família (PSF), além das equipes de atendimentos odontológicos para estudantes, pacientes portadores de necessidades especiais e para a realização de visitas domiciliares.

Palavras chaves: CONFIRMADO