30/03/2011
    Município entrega máquinas para curso de geração de renda
    Aulas de Tecelagem Manual vão atender famílias carentes
    
    
         
                Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
             
            Em cerimônia realizada hoje pela manhã, na unidade do CRAS do bairro Lavapés (Centro de Referência de Assistência Social), o prefeito José Rechuan (DEM), que estava acompanhado pela primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan, fez a entrega de uma sala e oito máquinas para o curso de Tecelagem Manual (foto), cuja aula inaugural aconteceu durante a solenidade.
        A cerimônia contou também com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona. 
 O curso de Tecelagem Manual representa mais uma iniciativa na área de geração de renda para famílias carentes atendidas pelas quatro unidades do CRAS – além do Lavapés, existem módulos do Centro de Referência nos bairros Jardim Esperança, Toyota e Itapuca.
  As aulas prosseguem a partir da próxima segunda-feira, dia 04 de abril, numa carga horária total de 36 horas. 
 Rechuan destacou que as ações realizadas pela Prefeitura na área de assistência social têm o objetivo de garantir a dignidade do cidadão. Ele frisou que a aula inaugural do curso acontecia no mesmo dia em que Resende comemorava o primeiro ano de funcionamento do Restaurante Cidadão no Município, cuja implantação em março do ano passado se tornou uma realidade graças a uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. 
 Outro programa destacado pelo prefeito foi o Sacola Cheia – Alegria na Mesa. Lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa garante uma bolsa de alimentos para cem famílias atendidas pelas unidades do CRAS.
  Já a titular desta Secretaria, Marly Ceccoline Cortona, frisou a importância das oficinas desenvolvidas para as famílias cadastradas nos Centros de Referência como “instrumentos que visam garantir a inserção social destas pessoas e os seus direitos enquanto cidadãos”.   
          - Somando os cursos de geração de renda oferecidos nas quatro unidades do CRAS, estamos possibilitando às famílias atendidas a formação em novas atividades profissionais – disse Marly, destacando ainda a importância do trabalho do Programa de Inclusão Produtiva da Prefeitura, que coordena os cursos.
         A cerimônia de hoje contou também com as presenças do assessor especial da Secretaria Estadual de Ação Social, Luis Gustavo Martins; da superintendente estadual de Proteção Social Básica, Helena Ferreira de Lima; da coordenadora do Projeto Inclusão Produtiva da Prefeitura, Rosa Luna; do superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Roque Cerqueira; da presidente da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende), Theodora Lopes da Silva; da diretora do MAM (Museu de Arte Moderna de Resende, Vanda Perantony; da coordenadora do NIAM (Núcleo Integral de Atendimento à Mulher), Sheila Rocha; da presidente da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), Maria Virgínia de Mello; da coordenadora do CRAS do Lavapés, Neide Capistrano; e de membros do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho de Acompanhamento do Prêmio Prefeito Amigo da Criança do Município.
  
  
    	
	 	
    
        
                    Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL