06/02/2009

Município e Peugeot renovam parceria para educação no trânsito

Montadora cederá carro e engenheiros para palestras

Município e Peugeot renovam parceria para educação no trânsito

Crédito: Wagner Alves

A Prefeitura de Resende renovou a parceria com a Peugeot Citroen com o objetivo de desenvolver campanhas de educação para o trânsito nas escolas do município. Em reunião realizada esta semana, no Centro Administrativo da Beira-Rio, a montadora anunciou que cederá um carro em regime de comodato para a realização destas campanhas, além de engenheiros que vão ministrar palestras aos estudantes.

Segundo o diretor da Divisão de Transporte e Mobilidade do Município, Roque Cerqueira, serão desenvolvidos dois projetos. O primeiro, que vai se chamar “Uma via certa para o futuro”, atenderá alunos do ensino médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O outro realizará campanhas educativas de trânsito nas creches e escolas que oferecem o ensino fundamental. Nos dois casos, vão ser atendidos alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Roque explicou que o primeiro projeto terá como meta conscientizar os alunos do ensino noturno quanto à importância do respeito às regras de trânsito visando evitar a ocorrência de acidentes.  O segundo projeto, de acordo com Roque, vai orientar os alunos sobre os direitos e deveres dos usuários da via, tornando-os multiplicadores das normas do código brasileiro de trânsito.

Os dois projetos vão se iniciar este ano em março – as equipes responsáveis vão divulgar nos próximos dias o calendário das atividades. A meta da Prefeitura é atingir aproximadamente 21.600 alunos nos próximos quatro anos, sendo 6.600 alunos no primeiro projeto e 15 mil no segundo.

- Queremos que a nossa cidade seja reconhecida como referência de educação para o trânsito na região sul fluminense - afirmou Roque.      O carro cedido pela Peugeot vai ser utilizado para o transporte da equipe e dos materiais para os locais de realização das atividades destes dois projetos. Além disso, engenheiros da montadora vão trabalhar como voluntários, ministrando palestras para os alunos nas escolas.

OUTRA CAMPANHA – Paralelo a organização destes dois projetos, a Prefeitura iniciou hoje pela manhã uma outra campanha de educação no trânsito. Neste caso, as ações educativas estão sendo desenvolvidas nas proximidades de colégios onde há grande fluxo de veículos. A campanha – que foi aberta com a distribuição de materiais informativos em frente ao Colégio Salesiano, no Jardim Jalisco – prossegue até a quarta-feira da próxima semana.

O calendário desta campanha prevê a realização das atividades nos seguintes locais: Avenida Saturnino Braga, próximo ao Colégio Anglo (dia 06); esquina das avenidas Almirante Barroso e Custódio José de Melo, nas proximidades do Colégio Noel de Carvalho (dia 09); Avenida Coronel Mendes, ao lado da Escola Municipal Rompendo o Silêncio (dia 10); Avenida Presidente Vargas, em frente ao Colégio Olavo Bilac (dia 11) e Rua do Rosário, perto do Colégio estadual Oliveira Botelho (dia 12). As atividades serão realizadas sempre de 11 às 13 horas.

Palavras chaves: MÃOS DADAS