16/03/2009

Assinatura do convênio acontece nesta terça, às 9 horas, na Câmara Municipal

Município e ONG firmam parceria para Educação no Trânsito

Crédito: Wagner Alves

O prefeito José Rechuan (DEM) assina nesta terça-feira, dia 17, às 9 horas, um acordo de cooperação com a Organização Não Governamental Parceria Global de Segurança no Trânsito. A parceria terá como objetivo desenvolver ações voltadas à segurança de motoristas e pedestres no trânsito da cidade. Durante a cerimônia, que acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores, no Centro da cidade, a direção da montadora Peugeot-Citroen fará a entrega oficial ao município das chaves de um Xsara Picasso zero quilômetro. O veículo será utilizado pelo Programa Municipal de Educação no Trânsito, cuja coordenação cabe ao Departamento de Transporte e Mobilidade do Município.

Segundo Rechuan, a parceria facilitará as ações organizadas pela Prefeitura que tenham como objetivo diminuir os riscos de acidentes no trânsito.

- Governos de muitos países da América já reconhecem que acidentes de trânsito são, também, grandes responsáveis por problemas sociais, econômicos e de saúde pública. Além disso, segundo estudos do Banco Interamericano, uma redução no número de mortes no trânsito nos próximos 15 anos pode salvar 500 mil vidas e ainda trazer uma economia anual de 10 bilhões de dólares – salientou o prefeito.

Para o diretor do Departamento de Transporte e Mobilidade, Roque Cerqueira, o acordo a ser assinado amanhã também representa uma das melhores ferramentas para o governo municipal garantir mais segurança nas vias públicas de Resende.

- Graças a esta iniciativa, vamos passar a ter uma linha ainda mais clara de ação, despertando a atenção dos demais setores dos órgãos públicos, da sociedade civil e do setor privado - avaliou Roque.

A Parceria Global de Segurança no Trânsito é uma ong internacional (Global Road Safety Pertnership – GRSP), com sede na Federação da Cruz Vermelha, em Genebra, na Suíça. Seu objetivo é identificar inovações que visem aprimorar a segurança no trânsito, através de parcerias com as iniciativas pública e privada.
Palavras chaves: PARCERIA