Superintendência de Defesa Civil

Departamento de Recursos Minerais vai apontar obras para evitar deslizamentos

Município e Estado formalizam parceria contra as chuvas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dando continuidade às ações de prevenção contra possíveis transtornos na época das chuvas, o diretor de Defesa Civil da Prefeitura, Marco Antônio Resende, anunciou esta semana a realização de uma parceria com o DRM-RJ (Departamento de Recursos Minerais do Governo do Estado do Rio de Janeiro) visando à identificação das obras e serviços que precisam ser feitas para evitar deslizamentos de terra nas áreas urbana e rural.

Acompanhado por técnicos da Defesa Civil do Município, os geólogos do Estado vistoriaram, na segunda-feira passada, aproximadamente 30 pontos críticos na Zona Urbana (foto).

Já na próxima semana, os geólogos voltam à cidade de Resende para vistoriar as áreas críticas situadas nas comunidades rurais.

Segundo o diretor da Defesa Civil da Prefeitura, a partir das providências indicadas pelos geólogos do DRM – órgão ligado à Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – “a Prefeitura buscará os recursos financeiros  necessários à realização das obras de prevenção apontadas, que poderão ser executadas com verbas próprias do Município, ou através de convênios firmados entre a administração municipal e o Governo Federal”.

Entre as áreas vistoriadas esta semana pelos geólogos do DRM e os técnicos da Defesa Civil da Prefeitura estiveram pontos de risco situados nos bairros Morro do Batista, Lavapés, Surubi, Tangará, Vila Vicentina, Alto dos Passos, Vila Moderna e quatro pontos do distrito de  Engenheiro Passos.

Já na Zona Rural, algumas das comunidades previstas para serem vistoriadas são Visconde de Mauá, Serrinha do Alambari e Vargem Grande. O levantamento do DRM com as indicações das obras necessárias deverá estar concluído até o final de maio.

- Os geólogos do DRM são profissionais habilitados para precisar as intervenções que precisam ser realizadas nas áreas de risco. No caso do monitoramento feito pela Defesa Civil da Prefeitura de Resende, ao longo dos meses, o trabalho nos possibilita traçar um perfil completo das famílias residentes nestas localidades, trazendo, entre outras informações, o número de pessoas que moram nas casas, a faixa etária delas e se existe algum portador de deficiência no imóvel. Desta maneira, o trabalho de assistência a estas famílias se torna mais ágil, caso ocorram problemas. Com a formalização desta parceria entre a Prefeitura e o DRM, teremos condições de acelerar as obras necessárias – disse o diretor da Defesa Civil.

RIBEIRÃO SESMARIAS – Marco Antônio Resende informou ainda o cumprimento de mais uma etapa necessária ao início das obras de desassoreamento no Rio Sesmarias, que transbordou duas vezes no passado devido aos temporais ocorridos no município paulista de São José do Barreiro.

Segundo ele, o convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Integração Nacional para a realização das obras foi publicado no dia 03 de janeiro de 2011 pelo Diário Oficial da União.

O Ministério aprovou R$ 5 milhões para a Prefeitura realizar os serviços. Segundo o diretor da Defesa Civil do Município, a Secretaria Municipal de Obras está dependendo agora da transferência dos recursos para a cidade, o que deverá ocorrer em breve.

Palavras chaves: REFORÇO NA PREVENÇÃO