26/01/2010

Rechuan vai ao Estado para agilizar chegada de Patrulha Mecanizada

Município confirma recursos para obras de contenção

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) viajou hoje pela manhã ao Rio de Janeiro visando agilizar junto ao Governo do Estado a liberação de uma Patrulha Mecanizada para o trabalho de conservação permanente e recuperação das estradas rurais do Município. Segundo ele, o envio da patrulha à cidade já foi autorizado pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo. A expectativa do prefeito é de que os equipamentos cheguem a Resende “o mais breve possível”. Rechuan salientou que, desde o ano passado, a Prefeitura vem realizando uma série de ações nas estradas rurais visando diminuir os riscos de transtornos, principalmente no período das chuvas fortes (foto). Já quando é registrada a ocorrência de problemas nestas vias, a Secretaria Municipal de Obras tem atuado rapidamente para garantir o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento dos moradores até a área urbana. Na manhã desta terça-feira, por exemplo, um caminhão e uma máquina niveladora foram enviados à região da Vila da Fumaça com o objetivo de desobstruir um trecho da estrada do Morro Grande atingido por um deslizamento de terra proveniente da chuva de ontem à noite. Sobre os problemas verificados na área urbana devido ao temporal desta segunda-feira, dia 25, o prefeito disse que a resposta da administração municipal visando atender os pontos atingidos foi muito rápida. Ele destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), que garantiu hoje o início do trabalho de limpeza do córrego inundado no Surubi Velho. Segundo Rechuan, a Prefeitura vem trabalhando também para diminuir os riscos de novos transtornos. - A intensidade da chuva tem sido muito grande, o que contribuiu diretamente para a ocorrência de problemas nesta noite (de segunda para terça). Se por um lado, agimos rapidamente no atendimento aos pontos atingidos, a nossa administração vem desde o ano passado realizando algumas ações de prevenção. Em 2009, por exemplo, fizemos a limpeza de córregos e ribeirões da cidade, entre eles o canal periférico da Cidade Alegria. A limpeza foi executada em parceria com o Estado, que nos cedeu uma máquina retro-escavadeira – afirmou o prefeito. Rechuan confirmou também o início nas próximas semanas da construção de uma nova galeria de águas pluviais na entrada da Cidade Alegria. Ele lembrou que, durante a administração passada do Município, o Governo Federal chegou a liberar uma verba para a realização desta obra, mas os recursos acabaram sendo perdidos porque o governo anterior não cumpriu algumas pendências exigidas pela União. - Lamentamos que isso tenha ocorrido, pois esta galeria de águas pluviais já poderia estar pronta, colocando fim aos alagamentos verificados normalmente no período das chuvas fortes. Tentamos recuperar os recursos, mas infelizmente não conseguimos. De qualquer maneira, o nosso governo vai construir a galeria de águas pluviais com verba própria. Lamentamos ainda o estado precário da frota de máquinas da Prefeitura deixada pela administração anterior à nossa – disse o prefeito. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, coronel Marco Resende, a Prefeitura elaborou também um projeto que culminou na aprovação de recursos da ordem de R$ 300 mil para a execução de obras de contenção nas regiões da Vila Vicentina e do Alto dos Passos - os recursos foram aprovados pelo Ministério das Cidades. - Porém, independente deste projeto, cujos procedimentos para a realização de obras já estão sendo adotados, a atual administração desenvolverá outras ações preventivas, com seus próprios recursos, visando evitar a ocorrência de novos problemas - salientou o coordenador, acrescentando ainda que a Defesa Civil permanece monitorando as áreas de riscos do Município.
Palavras chaves: INFRA-ESTRUTURA