01/04/2009

Rechuan se reúne com diretor regional de Polícia Técnica

Município coloca área e veículo à disposição do Estado para reabertura do IML

Crédito: Wagner Alves

Em reunião realizada sexta-feira à tarde, dia 27, com o diretor regional de Polícia Técnica, Ivan Jordão, o prefeito José Rechuan (DEM) colocou à disposição do Estado a cessão de áreas do Município para a instalação do Posto Regional de Polícia Técnica, no qual  funcionarão o Instituto Médico Legal, além dos serviços de perícias criminais, investigação, identificação e emissão de documentos.

Na mesma reunião – ocorrida no Centro Administrativo da Beira-Rio – Rechuan disse que o Município poderá adquirir ainda um veículo apropriado para a remoção de corpos, conhecido como “rabecão”, evitando dessa maneira os transtornos enfrentados pelas famílias das vítimas. O encontro de sexta-feira contou com a presença do diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos (Ed Murphy).Segundo a proposta aprovada nesta reunião, o posto regional de Resende será responsável pelo atendimento de todas as cidades da Região das Agulhas Negras. Na foto, da esquerda para a direita, Ed Murph, Ivan Jordão e o prefeito Rechuan.

A instalação deste posto e a aquisição do veículo farão parte de um convênio a ser assinado entre a Prefeitura e o DPTC/RJ (Departamento de Polícia Técnico-Científica do Estado do Rio de Janeiro), instituição que ficará responsável pela operacionalização dos serviços. A previsão é de que o “rabecão” seja comprado nos próximos meses. A Prefeitura aguarda apenas a chegada da minuta do convênio para dar início aos procedimentos necessários à aquisição do veículo, que no primeiro momento fará a remoção de corpos até o IML de Três Poços (Volta Redonda), até que o posto de Resende volte a funcionar.

- Acreditamos que, com estas duas medidas anunciadas na reunião de sexta-feira passada, trilhamos passos importantes no sentido de agilizar a retomada do funcionamento do IML em Resende. Elas demonstram novamente todo nosso esforço visando colocar um ponto final nos transtornos causados às famílias. Não há dúvidas de que a volta do instituto representa hoje um dos anseios principais dos moradores da cidade. Reafirmamos que a Prefeitura está fazendo sua parte com o objetivo de resolver este problema – disse o prefeito.

O diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos (Ed Murph), lembra que o trabalho pela retomada do funcionamento do IML em Resende tem sido uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan (DEM). O prefeito, inclusive, já apresentou a reivindicação ao governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). Na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública – um dos segmentos do Plano Municipal de Ordem Pública -  a instalação do IML em Resende foi destacada pelo prefeito como uma medida urgente. A reunião aconteceu no dia 12 de fevereiro, no Centro Administrativo da Beira-Rio, e contou com as presenças de representantes das Polícias Civil e Militar; do Poder Judiciário; do Ministério Público; do Corpo de Bombeiros e de segmentos organizados da sociedade.

Já no dia 04 de março, o coordenador Ed Murphy representou o prefeito Rechuan numa audiência com o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame. Realizado no Rio de Janeiro, o encontro foi articulado pelo deputado estadual Pedro Fernandes (DEM), que participou da audiência. Na reunião, o diretor de Ordem Pública encaminhou o pedido de instalação de um Posto de Polícia Técnica em Resende ao secretário de Segurança. No mesmo dia, Beltrane determinou ao coordenador dos postos de Polícia Técnica do Estado, Walter Barros, a realização de procedimentos visando analisar o atendimento do pleito da Prefeitura de Resende.

- A aquisição do veículo para a remoção de corpos será um primeiro passo com o objetivo de amenizar o sofrimento das famílias, diminuindo dessa maneira os transtornos causados à população. Paralelo a esta providência, daremos prosseguimento aos procedimentos necessários à instalação do posto regional da Polícia Técnica, cuja área a Prefeitura se dispôs a ceder – disse Ed Murph, acrescentando que as áreas que poderão ser disponibilizadas ainda estão sendo estudadas.

Palavras chaves: TRABALHO DA PREFEITURA