Resende

16° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

24/11/2010

Município busca recursos federais para equipar Hospital da Mulher

Unidade será construída pela Prefeitura próximo à APMIR

Município busca recursos federais para equipar Hospital da Mulher

         A busca de recursos federais destinados à compra de equipamentos para o futuro Hospital da Mulher, que será construído pela Prefeitura no Centro da cidade, ao lado da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende), é um dos assuntos da pauta da viagem realizada esta semana pelo prefeito José Rechuan (DEM) à Brasília.

          O prefeito, que retorna a Resende amanhã, quinta-feira, está na capital do país desde ontem (terça-feira) em companhia dos secretários municipais Daniel Brito (Saúde) e Marcial Correa (Serviços Públicos), além da coordenadora da Programa Saúde da Família no Município, Ana Paula Bueno.

         Durante esta viagem, Rechuan tenta obter aproximadamente R$ 5 milhões para investimentos nas áreas de Saúde, Infra-Estrutura e Esporte, entre outros setores.

        A construção do Hospital da Mulher é uma das propostas principais da atual administração do Município na área da saúde pública. O projeto para a realização da obra já está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura e a construção das instalações físicas está prevista para o próximo ano.

 Segundo Rechuan, a prioridade da sua viagem nesta semana à Brasília foi garantir a colocação de emendas no orçamento da União relativo ao exercício financeiro de 2011 que assegurem recursos necessários à compra dos equipamentos da unidade. O prefeito apresentou este pleito a parlamentares da bancada fluminense no Congresso Nacional visando alcançar este objetivo.

        Ainda dentro da área de saúde, Rechuan apresentou pedidos de liberação de verbas para outros investimentos no setor, entre eles a aquisição de ambulâncias para comunidades da área rural, a ampliação do atendimento prestado aos dependentes químicos por meio do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial aos Usuários de Álcool e outras Drogas) e a compra de um veículo adaptado para a realização de exames nas comunidades mais distantes do Município. No caso dos recursos reivindicados para assistência aos dependentes químicos, o prefeito destaca a importância do esforço da Prefeitura no sentido de ampliar as ações nesta área.

        - A questão das drogas afeta hoje a maioria das cidades brasileiras. Estamos investindo muito nas campanhas educativas junto aos estudantes das escolas do Município e à população de uma maneira geral, por meio da campanha Viva Sem Drogas, que lançamos em julho de 2009. Promovemos ainda melhorias nos serviços oferecidos pelo CAPS-AD, que ganhou inclusive uma nova sede, com instalações mais amplas. Paralelo a este trabalho, a Prefeitura vem trabalhando junto às forças de segurança para combater as conseqüências do problema, mas a questão de drogas é também uma questão de saúde, daí os nossos contatos mantidos em Brasília para aumentar o volume de recursos destinados às ações neste setor – disse Rechuan.

        Outro objetivo da atual viagem do prefeito à Brasília foi obter o apoio do Governo Federal para a construção de três quadras de grama sintética em Resende. Segundo Rechuan, a proposta inicial da Prefeitura é de que estes espaços de lazer sejam construídos na região da Fazenda da Barra, uma delas no bairro Morada da Barra, aonde a Prefeitura vai construir, a partir do próximo ano, 210 unidades habitacionais para famílias com renda de um a três salários mínimos.

          As moradias vão ser feitas em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, cujas inscrições foram realizadas em 2009 pela administração municipal.

        - A presença dos serviços públicos numa comunidade é primordial para garantir a qualidade de vida dos seus moradores, e representa também uma medida de fundamental importância na área da segurança pública. Na área de habitação, vamos construir moradias no bairro Morada da Barra, que poderá receber também este outro investimento no setor do esporte e do lazer: a quadra de grama sintética. Por este motivo, estamos agilizando os procedimentos no Governo Federal para que possamos conseguir os recursos necessários à obra – concluiu o prefeito.

 

Palavras chaves: MAIS VERBAS NA SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados