Superintendência de Defesa Civil

Atendimento é coordenado pela Secretaria de Assistência Social

Município apóia famílias que tiveram casas interditadas pela Defesa Civil

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vem atuando em conjunto com a Defesa Civil do Município no atendimento às famílias que tiveram seus imóveis interditados devido às chuvas.

Por meio do acolhimento socioassisencial, as famílias vêm sendo acompanhadas e encaminhadas aos programas sociais da Prefeitura, como Minha Casa, Minha Vida (habitação popular), Aluguel Social e CadÚnico (Cadastro Único da Assistência Social), que tem o Bolsa Família como uma das ações de assistência à população de baixa renda.

Segundo a titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, as ações da pasta acontecem paralelamente ao trabalho que vem sendo feito pela Defesa Civil, vinculada a Secretaria Municipal de Obras, e responsável por todo o trabalho técnico e de orientação à saída dos moradores cujos imóveis apresentam riscos de desabamento.

- Na maioria dos casos, as famílias estão buscando parentes próximos para abrigá-las. Ao mesmo tempo, elas recebem informações sobre os procedimentos que devem ser adotadas no sentido de serem beneficiadas com os recursos do Aluguel Social.

No momento, somente uma família está sendo abrigada ao cuidados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos nas antigas instalações do Asilo Nicolino Gulhot, no Centro Histórico, que foram alugadas pela Prefeitura - conta Marly Ceccoline, destacando que até o momento cinco famílias foram retiradas de áreas consideradas de risco.

Para o recebimento do Aluguel Social, que tem duração de seis meses e pode custar até um salário mínimo e meio (em torno de R$ 933,00) por mês, o morador deve ter perfil econômico considerado de baixa renda.

O primeiro passo para o enquadramento no programa é a apresentação de laudo emitido pela Defesa Civil avaliando o risco habitacional. Em seguida, a pessoa precisa formalizar a abertura de um processo junto à Prefeitura para a liberação dos recursos destinados ao pagamento da locação, efetuado pelo morador, que é reembolsado pelo Município após a comprovação do débito. Os moradores também são orientados para inscrição em outros programas socioassistenciais como o Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.

Palavras chaves: ÁREAS DE RISCO