13/04/2009

Município anuncia esquema de prontidão para a Estrada da Fumaça

Medida tem como objetivo garantir condições de tráfego na via

Município anuncia esquema de prontidão para a Estrada da Fumaça

Crédito: Arquivo ACOM-PMR

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, a Prefeitura mantém uma equipe de prontidão permanente para atender possíveis chamadas na estrada que liga Pedra Selada à Vila da Fumaça. Operários e máquinas da Secretaria estão mobilizados no sentido de garantir o tráfego de veículos nesta via da área rural de Resende, onde nos últimos dias foram registrados transtornos devido às chuvas ocorridas naquela região.

Na semana passada, parte da estrada obstruída pelo deslizamento de terra foi liberada, o que permitiu a passagem de apenas um veículo por vez. A lama proveniente da chuva tem dificultado o trânsito na localidade, principalmente de ônibus e caminhões, daí o esquema de prontidão montado pela Prefeitura. A equipe de plantão é formada por cinco trabalhadores, os quais contam com o auxílio de uma motoniveladora, uma pá carregadeira e dois caminhões. Além da importância para o segmento agropecuário, a Vila da Fumaça faz parte do circuito turístico do Município (foto).

O titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada, lembra que em janeiro, quando a atual administração do município tomou posse, as condições de tráfego nas estradas rurais “eram precárias devido à falta de conservação destas vias”. Ele disse que as chuvas do começo do ano agravaram ainda mais a situação.

- Na verdade, as ações de emergência que estamos realizando têm como objetivo garantir condições para o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento dos moradores até a área urbana. Mas com a chegada do tempo da estiagem, vamos iniciar um trabalho de conservação permanente das estradas. Isso porque a prevenção é importante também no sentido de evitar possíveis transtornos nas vias rurais – disse o secretário, lembrando que nos três primeiros meses deste ano, a Prefeitura já realizou reparos em trechos de pelo menos 15 estradas rurais da cidade.

Palavras chaves: AÇÃO DE EMERGÊNCIA