Obras e Serviços Públicos

13/05/2013

Mudanças no Trânsito: Em parceria com Nova Dutra, Prefeitura deve acabar com rotatória em frente à Graal

Prefeito reuniu-se com representantes da concessionária na semana passada

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan participou na última semana de uma reunião com a concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra para tratar da mudança de trânsito na região do Paraíso. A mudança, que será iniciada em fase experimental em 30 dias, transformará a Rodoviária Graal numa grande rotatória de veículos, em substituição à existente próximo ao viaduto.

- Estamos negociando com a concessionária essa mudança em caráter experimental como forma de melhorar a fluidez no trânsito neste local, que em horários de picos chega a formar grandes congestionamentos - comenta o prefeito Rechuan.

O encontro contou com a participação do secretário de Arquitetura e Urbanismo, Ton Kneip, do superintendente de Transporte e Trânsito, Alcides de Carli, e dos representantes da CCR NovaDutra, Virgílio Leocádio (Gestor de Atendimento) e Leandro Guimarães (Coordenador de Interação com o Cliente). A mudança passará a valer após a sinalização que será feita pela concessionária, que vem trabalhando em conjunto com a Prefeitura nesta alteração no trânsito.

- Em 30 dias a nova sinalização indicativa deverá estar pronta para o inicio do novo tráfego, lembrando que será feito em forma experimental, para que seja analisado o comportamento do novo trânsito no local para, após isto, ser implementado de forma definitiva - destaca o superintendente Alcides de Carli.

A mudança de trânsito prevê que a Avenida Jefferson Geraldo Bruno (paralela à Rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio de Janeiro/São Paulo), a partir do Restaurante Trem Azul, passará a ser mão de sentido único, em direção à Rodoviária Graal, local onde os veículos poderão entrar nas ruas transversais de entrada no bairro Paraíso, até a Rua João Cabral Flexa (lateral ao McDonald's), para retornar à Rodoviária Graal para fazer a entrada em Resende, pela Avenida João Ourique Ferreira, que também passará a ser mão única.

Já os motoristas que saem de Resende e desejam entrar na Rodovia Presidente Dutra poderão seguir entrando à direita, utilizando a alça de acesso para rodovia. E para entrar no bairro Paraíso e Alambari, deverão também entrar à direita, passando em frente à Rodoviária Graal que passará a ser mão única até a Rua João Cabral Flexa (lateral ao McDonald's), e entrando nas ruas internas do Paraíso; já para o Alambari, os motoristas farão o retorno pela Rodoviária, e descendo à direita em direção à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Os ônibus interestaduais que utilizam a Rodoviária Graal, que atualmente saem à direita para voltar a Rodovia Presidente Dutra, passarão a sair a esquerda, tendo que fazer o retorno entrando pela Rua João Cabral Flexa, e passando atrás da rodoviária para acessar a Dutra.

Palavras chaves: TRÂNSITO