04/06/2012

Morro do Cruzeiro recebe nesta quarta-feira novo posto de saúde

Neste ano, Prefeitura já entregou sete unidades de saúde para população

Morro do Cruzeiro recebe nesta quarta-feira novo posto de saúde

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan e o secretário de Saúde, Daniel Brito, inauguram nesta quarta-feira, dia 6 de junho, às 19h, as obras da nova unidade do Programa Saúde da Família do bairro Morro do Cruzeiro, que atende cerca de 3.200 pessoas. O bairro já contava com um posto de saúde, mas que funcionava em um imóvel alugado.

A nova unidade de saúde foi construída em terreno ao lado da creche do bairro, em local escolhido pela própria comunidade, durante reunião do Conselho Local de Saúde. O módulo do PSF conta com consultórios médico e odontológico, sala para educação em saúde, para fisioterapia, para curativos, Central de Esterilização, Dispensação de Medicamentos, entre outros, além de recepção com ar condicionado e televisão.

As obras começaram no ano passado e custaram em torno de R$ 400 mil. Os recursos foram obtidos por meio de emenda parlamentar inserida no Orçamento da União pelo deputado Dr. Paulo César (PP-RJ), no valor de R$ 200 mil. O restante foi custeado por recursos do governo municipal.

O papel da Prefeitura é aplicar os recursos no local certo para atender cada vez melhor o cidadão. E para isso, promovemos a reforma de postos de saúde e a construção de novas unidades, como o Hospital da Criança e o Ambulatório Especializado da Mulher - afirmou o prefeito.

Atuam no módulo do Programa Saúde da Família quatro agentes comunitários, um médico clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, auxiliar de saúde bucal, recepcionista, fisioterapeuta, entre outros profissionais.

Esta será a oitava obra na área de saúde inaugurada neste ano, totalizando mais de R$ 2 milhões. Desde o início do ano, a Prefeitura já entregou as seguintes unidades à população: Fábrica de Óculos, Unidade Básica de Saúde da Grande Alegria, Centro de Especialidades Odontológicas da Cidade Alegria, Ambulatório Especializado da Mulher, Hospital da Criança, reforma da recepção do Hospital de Emergência e reforma no posto de saúde da Fazenda da Barra I.

A Prefeitura de Resende vem investindo principalmente na reforma e na construção de unidades básicas de saúde, somando só em 2012 quase R$ 2,5 milhões de investimentos na melhoria da qualidade do atendimento médico oferecido à população. Ainda neste mês, o governo municipal espera inaugurar os novos postos dos bairros Cabral, Liberdade, Vicentina/Santo Amaro e Nova Alegria.

Palavras chaves: SAÚDE