18/06/2012

Módulo do Programa Saúde da Família é responsável pelos trabalhos de prevenção

Moradores do Cabral receberam no sábado novo posto de saúde do bairro

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

No ultimo sábado, dia 16, o prefeito José Rechuan, e o Secretário de Saúde, Daniel Brito, inauguraram as obras de construção da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) no Bairro Cabral. A nova unidade beneficia cerca de cinco mil moradores dos bairros Alambari e Cabral.

Durante a cerimônia de inauguração, a nova unidade já estava em pleno funcionamento realizando a vacinação de crianças de zero a cinco anos contra a poliomielite (Paralisia Infantil).

Segundo o prefeito José Rechuan, essa é uma obra de grande alcance social que garantirá mais qualidade de vida para os moradores. A obra custou mais de R$ 350 mil, sendo que R$ 200 mil foram custeados pelo governo federal, após aprovação de projeto apresentado pela Prefeitura.

- Buscamos no nosso governo levar a saúde para mais perto das comunidades e através da parceria com o Governo Federal, que desde 2010 possibilita emendas direto com o município, estamos conseguindo fazer obras de grande alcance social sem ter que aumentar o valor pago pelos contribuintes no IPTU. Fazer obras aumentando o valor do IPTU é fácil, difícil é correr atrás de recursos para realizar obras como esta, com rampa de acesso, salas modernas com ar condicionado, oferecendo conforto aos pacientes e bons profissionais sem onerar a população. O que é público tem que dar o exemplo ao privado. Duvido que exista algum consultório médico particular mais bonito do que está clinica que inauguramos - disse o prefeito.

Ainda segundo ele, quando assumiu o governo municipal a Saúde era apontada nas pesquisas como uma das áreas mais problemáticas da cidade e hoje conquistou reconhecimento nacional e coleciona diversos prêmios como o primeiro lugar de saúde bucal no estado, unidades de saúde Amigas da Amamentação, entre outras, além de atingir todas as metas de vacinação nas campanhas.

- A Prefeitura tem investido não só na estrutura física das unidades de saúde, mas também em prevenção. Hoje o atendimento hospitalar diminuiu muito graças ao trabalho realizado pelas unidades de Saúde da Família e temos orgulho de oferecer à população da cidade um atendimento de saúde de excelência na UPA 24 horas, no Hospital de Emergência, Hospital da Criança, Ambulatório Especializado da Mulher, atendimento 24 horas na Policlínica do Paraíso, Fábrica de Óculos, entre outras unidades - finalizou Rechuan.

O novo PSF recebeu o nome de Francisco Rodrigues Freire, uma homenagem a um dos primeiros moradores do Bairro Cabral, mais conhecido como Vô Chico da Sanfona, que faleceu aos 100 anos de idade, dando exemplo de saúde e longevidade à comunidade. A homenagem terminou ao estilo que Vô Chico mais gostava, com uma animada apresentação de calango, tocado por seus filhos e netos.

Palavras chaves: SAÚDE