Assistência Social e Direitos Humanos

19/06/2012

Moradores do bairro Jardim Esperança recebem unidade do CRAS reformada

Melhorias vão beneficiar mais de mil famílias

Moradores do bairro Jardim Esperança recebem unidade do CRAS reformada

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan e a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline, inauguram nesta quarta-feira, dia 20 de junho, melhorias em dois importantes serviços: a reforma do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jardim Esperança e a nova sede do NIAM (Núcleo Integrado de Apoio à Mulher) - foto.

A inauguração do CRAS do bairro Jardim Esperança, na região da Fazenda da Barra, está marcada para as 20h. A unidade passou por uma reforma em suas instalações físicas, com objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam no local e o atendimento às famílias cadastradas.

Realizada com recursos próprios da Prefeitura, a reforma custou cerca de R$ 79 mil. O CRAS recebeu a colocação de um novo piso nas dependências internas, ampliação da cozinha e melhorias no sistema hidráulico dos banheiros. A altura do telhado também foi aumentada para melhorar as condições de ventilação. A reforma garantiu ainda condições de acesso aos cidadãos portadores de necessidades especiais.

- Estamos, praticamente, proporcionando às famílias do CRAS do Jardim Esperança uma nova sede, que irá permitir condições melhores de trabalho para os servidores, o que certamente vai se refletir na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários do serviço - afirma Marly Ceccoline.

O CRAS do Jardim Esperança é responsável pelo atendimento às famílias residentes nos bairros Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Jardim do Sol, Parque Embaixador, Campo Belo, Loteamento Morada da Barra e Parque Minas Gerais. Atualmente, o CRAS do bairro Jardim Esperança possui 1.319 famílias cadastradas. O centro localiza-se na rua Frei Tito, sem número.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastro de famílias de baixa renda nos programas sociais mantidos pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal e pela própria administração municipal. Alguns dos programas ligados ao CRAS são os seguintes: grupo de Convivência de Mulheres; Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens); brinquedoteca; grupos de balé; coral; dança de rua e oficinas de artesanato.

Além do Jardim Esperança, o município conta com unidades do CRAS nos bairros Lavapés, Toyota e Lavapés.

NIAM - Já a inauguração das novas instalações no NIAM será às 16h, na rua Macedo de Miranda, 81, bairro Jardim Jalisco. Segundo a coordenadora do núcleo, Vani Vasconcelos, o novo espaço, mais amplo, vai permitir mais conforto e privacidade no atendimento às mulheres que procuram o serviço.

A nova sede conta com três salas para atendimento, uma sala para a realização de grupos de convivência, sala de reunião, três banheiros, cozinha, sala de administração e recepção; enquanto que a antiga possuía apenas duas salas para atendimento, um banheiro, cozinha, área da administração e recepção.

Neste ano, o NIAM já atendeu 286 mulheres. Entre os serviços oferecidos estão acompanhamento psicológico e social, projeto de Grupos de Mulheres, visitas domiciliares, ações itinerantes, busca ativa de mulheres que fazem registro de ocorrência de violência doméstica na Delegacia de Polícia, encaminhamento para serviços da Prefeitura e para abrigos em outros municípios, além de trabalho preventivo, que inclui palestras em escolas e empresas, entre outros.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL