20/12/2012

Moradores de Resende e Itatiaia não vão pagar pedágio na Estrada de Mauá

Emenda neste sentido é incluída no projeto a pedido de Rechuan

Moradores de Resende e Itatiaia não vão pagar pedágio na Estrada de Mauá

Crédito: Marcio Fabian

Os moradores de Resende e de Itatiaia, cujos veículos foram emplacados nestes dois municípios, estarão livres de pagarem pedágio quando trafegarem pela RJ-161 (Estrada Parque, que serve de acesso à região de Visconde de Mauá). Um projeto de lei neste sentido (número 1.861/2012), de autoria do Governo do Estado, foi votado e aprovado ontem à noite na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). A isenção da cobrança para motoristas da região foi um pedido do prefeito José Rechuan (PP) e incluído no projeto através de emenda apresentada pelos deputados Pedro Fernandes (PMDB) e Paulo Ramos (PDT).

De acordo com o artigo 5° da medida, os valores a serem cobrados deverão respeitar os seguintes parâmetros:
I - R$ 5,00 por pessoa transportada em qualquer veículo;
II - de R$ 5,00 a R$ 50,00 por veículo de passeio;
III - de R$ 3,00 a R$ 30,00 por motocicleta;
IV - de R$ 10,00  a R$ 100,00 (cem) reais, por ônibus e caminhões.

Um dos objetivos da cobrança, segundo ambientalistas, seria beneficiar a região e desencorajar os visitantes que vão para Mauá fazer turismo ecológico sem, contudo, consumir em hotéis, pousadas e no comércio em geral. "Considero importante toda esta questão envolvendo preservação e consciência ambiental. Mas é preciso ressaltar que isto não pode, de forma alguma, atrapalhar o direito de ir e vir dos moradores desta região", frisou Rechuan, que esteve ontem o dia todo no Rio de Janeiro, articulando para que a emenda fosse incluída no projeto de lei.

- Caso intervenções como esta tivessem sido tomadas no passado, não estaríamos hoje vivendo problema semelhante como o que estamos enfrentando com relação ao pedágio implantado pela concessionária NovaDutra, em Engenheiro Passos - complementou o prefeito.

Palavras chaves: PEDÁGIO