25/06/2014

Unidade deverá atender cerca de 5 mil pessoas na área da atenção básica

Moradores da Grande Alegria vão ganhar Clínica da Família

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Os moradores da região da Grande Alegria têm bons motivos para comemorar na área da saúde. Além de ganhar uma Academia da Saúde no mês passado, já começou a construção da Clínica da Família em Resende, no bairro Morada da Montanha, em mais uma parceria com o Governo do Estado.

A Clínica da Família vai atender aproximadamente 1.800 famílias dos bairros Morada da Montanha, Jardim D'Oeste, Jardim Aliança I e II, Mirante da Serra e Morada do Contorno. A unidade terá cerca de 400 metros quadrados e contará com duas equipes da Saúde da Família.

A clínica dispõe de cinco consultórios para atendimento ginecológico, consultas médicas e fisioterapia, dois consultórios odontológicos, salas para educação em saúde, para realização de procedimentos, para vacinação e para esterilização, além de dispensário de medicamentos e banheiros adaptados. A previsão é que a obra esteja concluída até o final do ano.

Segundo o secretário de Saúde de Resende, Daniel Brito, o governo do estado será responsável pela construção da unidade e pela compra dos equipamentos. O investimento do governo do estado é de cerca de R$ 167 mil e tem como objetivo ampliar e qualificar a Atenção Básica nos municípios fluminenses.

Já a Prefeitura deverá contratar os profissionais que atuarão na Clínica da Família, como médicos clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, dentistas, auxiliares de saúde bucal, entre outros, além de ceder o terreno para a obra.

- Nosso objetivo é garantir a atenção básica para todos os moradores dos bairros da Grande Alegria. Com a chegada da UPA, esses pacientes já são assistidos no atendimento de emergência, também temos uma unidade que oferece consultas em especialidades, mas precisamos investir na atenção básica, responsável pelos trabalhos de prevenção - destacou Brito.

O secretário afirmou que a população dessas comunidades cresceu muito nos últimos anos, mas não houve investimentos por parte dos governos anteriores para ampliar os serviços de saúde na região da Grande Alegria, o que mudou a partir de 2009.

Entre as melhorias na saúde nesses bairros realizadas pela atual administração estão a chegada da UPA, a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas da Alegria, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Grande Alegria, as obras de melhorias no posto do bairro Jardim Primavera e a construção do módulo de Saúde da Família do bairro Nova Alegria, além da implantação da Academia da Saúde.

Além disso, a Prefeitura está construindo um posto de saúde na Cidade Alegria, que vai contar com uma equipe de Saúde da Família para atendimento de cerca de 1.200 pessoas.

Palavras chaves: SAÚDE