Resende

14° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

27/01/2011

Moradores da Bagagem poderão ter curso de turismo

Autoridades do Município vão à comunidade ouvir reivindicações

Moradores da Bagagem poderão ter curso de turismo

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dando  continuidade à série de visitas que realiza aos bairros, distritos e localidades de Resende desde 2009, o prefeito José Rechuan (DEM) se reuniu na noite desta quarta-feira, dia 26, com os moradores da Bagagem, comunidade da Zona Rural localizada a cerca de 30 quilômetros da área urbana do Município. Durante o encontro, ocorrido no salão comunitário, Rechuan informou que determinará à Secretaria Municipal de Turismo e Comércio a realização de um estudo visando à implantação de um curso de turismo no local. A proposta do curso surgiu a partir de uma reivindicação apresentada pelos próprios moradores para que a Prefeitura implantasse atividades permanentes no centro comunitário da Bagagem.

        Durante reuniões com a comunidade e lideranças dos segmentos organizados da sociedade, realizadas ao longo dos últimos meses, o prefeito vem defendendo o fortalecimento das ações na área do turismo como forma de incrementar ainda mais este setor da economia do Município. Um dos passos trilhados neste sentido foi a criação em janeiro do ano passado de uma secretaria para cuidar exclusivamente do desenvolvimento no setor. Rechuan entende que a Zona Rural de Resende possui um potencial turístico muito variado, “daí a importância de preparar os próprios moradores para que eles sejam agentes multiplicadores dos atrativos da região neste segmento”.

        - Além de alavancar o turismo, a realização de um curso de turismo aqui na Bagagem representará uma oportunidade importante de aprendizado para os jovens, abrindo caminho ainda para a construção no futuro de pousadas nesta região. Eu não tenho dúvidas de que com a obra da Estrada Parque, que está sendo realizada em Mauá, muitas comunidades rurais do nosso município poderão ser contempladas com os benefícios gerados por esta construção – disse Rechuan.

       O prefeito informou também aos moradores da Bagagem que estudará junto à Secretaria Municipal de Saúde a possibilidade de realizar coletas de amostras para a realização de exames de sangue na própria unidade de saúde local.

      Segundo ele, com a entrega de novos equipamentos destinados ao Centro Municipal de Reabilitação, ocorrida na semana passada, os moradores da Zona Rural poderão ter acesso a este tratamento nas próprias localidades onde residem.

      Dentro ainda da área de saúde, o prefeito confirmou que a ambulância entregue recentemente à comunidade da Vargem Grande deve atender também os moradores da Bagagem.

        Sobre o pedido de melhorias na Ponte do Souza, que liga Resende a Bocaina de Minas, Rechuan ficou de entrar em contato com o prefeito do município mineiro, Alécio Dias Almeida (PDT), visando à formalização de uma parceria para a recuperação desta travessia.

        A colocação de mais um “orelhão”, a melhoria no sistema de água e a instalação de novos postes com luminárias foram outras reivindicações apresentadas ao prefeito pela comunidade, as quais serão encaminhadas e analisadas pelos órgãos públicos competentes.

 

Palavras chaves: PREFEITURA NAS COMUNIDADES
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados