19/08/2010

Morador da Baixada da Olaria vence concurso de música do PROJOVEM

Programa atende 400 jovens em quatro bairros

Morador da Baixada da Olaria vence concurso de música do PROJOVEM

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou esta semana, no Centro Administrativo da Beira-Rio, a final do concurso de música com a participação de integrantes do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).

O programa é realizado pela Prefeitura, em parceria com o Governo Federal. O vencedor do concurso foi Antônio Carlos Aleixo, de 18 anos, morador da Baixada da Olaria, que freqüenta o núcleo do projeto na Itapuca há cerca de um ano. Ele ganhou como prêmio uma bicicleta doada pela empresa REMON (Resende Montadora).

Promovido com o objetivo de revelar talentos culturais entre os integrantes do programa, o concurso teve como tema a Copa do Mundo 2010. As inscrições foram feitas durante a realização do campeonato mundial, mas a final ocorreu só agora porque a Secretaria de Assistência Social do Município esperou o retorno dos jovens das férias escolares, período no qual os cerca de 400 jovens que participam do programa na cidade também estiveram de recesso.

- Com a realização deste concurso, colocamos em prática uma iniciativa importante da nossa proposta de ampliar cada vez mais as ações de inclusão social para os jovens de baixa renda de Resende. Entendemos que, através da realização de atividades culturais, poderemos oferecer perspectivas de um futuro melhor a este segmento importante da nossa população – disse a titular da Secretaria, Marly Ceccoline Cortona.

A secretária anunciou também que outras atividades culturais estão sendo programadas, entre elas a formação de um coral que reúna crianças, adolescentes e jovens de três projetos desenvolvidos pela pasta. São eles: coral do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), PROJOVEM e brinquedoteca. O objetivo da proposta é realizar uma apresentação no período de Natal, “motivo pelo qual a Prefeitura pretende iniciar os ensaios o mais rápido possível”.

O PROJOVEM é realizado nas quatro unidades do CRAS, que funcionam nos bairros Lavapés, Jardim Esperança, Toyota e Itapuca. O programa atende jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, provenientes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Entre as atividades oferecidas pelo PROJOVEM estão teatro, cultura, dança, esporte, cidadania, direitos humanos, saúde, trabalho e meio ambiente.

Palavras chaves: FUTURO MELHOR