Esporte e Lazer

11/09/2012

Morada da Montanha terá Praça do Esporte e da Cultura

Projeto será apresentado à comunidade nesta quinta-feira

Morada da Montanha terá Praça do Esporte e da Cultura

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Resende foi contemplada com uma Praça do Esporte e da Cultura (PEC) no âmbito do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) no Eixo Comunidade Cidadã. A praça será construída no bairro Morada da Montanha para beneficiar toda a comunidade da região da Alegria. Nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, o projeto será apresentado à comunidade, às 18 horas, no Espaço de Eventos Jovana, localizado na Rua P, nº 135, na Morada da Montanha.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Alfredo de Oliveira, a reunião de apresentação do projeto é uma determinação do Ministério da Cultura e uma das etapas do processo de implantação da praça na cidade. O secretário foi nomeado pela administração municipal como coordenador geral da Unidade Gestora Local, responsável pelo acompanhamento do projeto durante a construção e pela interlocução com a comunidade.

- Estamos convidando lideranças de associações de moradores constituídas e lideranças informais daquela região da cidade, além dos próprios moradores, para explicarmos o que é o projeto e quais as suas finalidades - salientou o secretário, explicando que a PEC é um projeto do Ministério da Cultura que tem como objetivo integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços sócio-assistenciais e outras ações a fim de promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

A praça será construída em um terreno de propriedade da Prefeitura, localizado entre as ruas J e A, na Morada da Montanha. O modelo aprovado para a cidade possui área de 3.000 metros quadrados, com uma área construída de 1.034,46 metros quadrados. A PEC terá um CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), ginásio coberto, biblioteca, um cine-teatro com 60 lugares, pista de caminhada, pista de skate, sala multiulso, playground, telecentro e equipamentos de ginástica.

O custo do projeto é de R$ 2,38 milhões, dos quais R$ 365.075,49 será de contrapartida da Prefeitura. A primeira parcela do repasse previsto pelo Governo Federal, de R$ 606 mil já está depositado numa conta na Caixa Econômica Federal, que irá liberar o recurso logo após a avaliação da licitação realizada pela Prefeitura no final de agosto para a escolha da empresa que executará a obra, num prazo de seis meses. A empresa vencedora foi a Só Constrói Construções, e a previsão de início das obras é até o final de setembro.

Palavras chaves: ESPORTE