Obras e Serviços Públicos

07/12/2012

Monumento à Bíblia, na Praça da Concórdia, será inaugurado neste domingo

Nova estrutura, confeccionada com aço corten, possui características modernas

Monumento à Bíblia, na Praça da Concórdia, será inaugurado neste domingo

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan participa neste domingo, dia 09, da solenidade de inauguração do Monumento à Bíblia. O evento, marcado para começar às 10 horas, na Praça da Concórdia, contará ainda com a presença do Conselho de Pastores, secretários municipais e da comunidade cristã.

Segundo o secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo, Ton Kneip, o monumento substituiu um antigo obelisco, também em homenagem à Bíblia, instalado na entrada do Mercado Popular, que não tinha muita visibilidade para ser contemplado pela população e não traduzia seu objetivo. A nova estrutura possui características mais modernas e foi idealizada para atender a arquitetura da Praça da Concórdia, revitalizada neste ano pela Prefeitura.

Kneip explica que o monumento tem o formato de um livro aberto, representando uma Bíblia. Ele tem aproximadamente três metros de altura e foi confeccionado em aço inoxidável e aço corten, que apresenta três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. Além disso, recebeu uma iluminação especial que vai permitir sua visualização no período da noite.

- Nosso objetivo principal foi construir um monumento ecumênico que pudesse ser apreciado por todas as religiões. Seu entorno recebeu também uma área pavimentada que permite a aproximação de pessoas para reuniões religiosas - ressalta.

Além do monumento à Bíblia, o projeto de revitalização da Praça da Concórdia incluiu ainda a colocação do piso podotátil com textura e cor visando garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência; a construção de dois banheiros (um masculino e outro feminino); calçamentos de concreto (intertravado) em torno do Mercado Popular, em frente à agência dos Correios e na frente e lateral do antigo Fórum; instalação de novos postes, entre outras melhorias.

Palavras chaves: ARQUITETURA