03/09/2013
Monitores formados pela Prefeitura vão atuar na competição "Desafio das Serras"
Corrida de Montanha acontece neste fim de semana
Crédito: Antônio Leão - SMTE/PMR
Formandos do Curso de Monitor de Ecoturismo, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Resende, participarão neste final de semana, dias 7 e 8, do "Desafio das Serras", uma corrida de montanha. A competição será promovida pela empresa Adventure CAMP Turismo, com o apoio da Prefeitura, em trilhas e estradas que ligam os municípios de Resende e Itatiaia.
De acordo com o secretário municipal de Turismo e Eventos, Antônio Leão, o evento esportivo vai atrair cerca de 200 atletas de todo o Brasil, e de outros países como Chile, Argentina e Estados Unidos. Ele contribuirá para divulgar o potencial da região para o ecoturismo e os esportes de aventura.
- Durante as provas os atletas utilizarão caminhos através das montanhas, motivo pelo qual a empresa optou pela contratação dos monitores. Eles terão a missão de orientar os participantes em relação ao percurso - afirma o secretário, ressaltando que também foram contratados moradores da região, totalizando 32 pessoas. Os monitores que atuarão no Desafio das Serras são formandos do curso realizado de maio a julho deste ano. A capacitação foi desenvolvida através de uma parceria entre a Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR), Secretaria de Turismo e Eventos, Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual da Pedra Selada.
Ela tem a finalidade de formar monitores para atuar nas unidades de conservação, promovendo a conservação do patrimônio natural, levantando os atrativos naturais, mapeando trilhas e monitorando o seu uso e propondo procedimentos para minimizar os impactos ambientais causados pela visitação pública.
- A participação dos monitores neste evento reforça a proposta do turismo seguro e responsável nas unidades de conservação. Será uma grande oportunidade para os formandos colocarem em prática tudo o que aprenderam no projeto - frisa.
Sobre a corrida, Antônio Leão destaca que os competidores terão que percorrer em menor tempo, diferentes tipos de terreno num trajeto de 20 a 40 quilômetros por dia, totalizando 40 ou 80 quilômetros no final de semana. Eles largarão da Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, atravessando a Serra do Marimbondo, numa área do Parque Estadual da Pedra Selada, até chegar à Vila de Visconde de Mauá.
A prova será feita em trilhas sinalizadas por fitas, placas, setas e com a orientação de monitores nos postos de controle. Segundo a organização, o objetivo da competição é tirar as pessoas do meio das ruas, da poluição, dos parques urbanos e das esteiras.