Fazenda

Alunos vão apresentar o tema “A Paz” durante desfile

Missa e Desfile marcam aniversário de Resende no dia 29 de setembro

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Este ano o desfile de 29 de setembro, data do aniversário de Resende, tem como tema ‘ Vivendo uma Cultura de Paz', que será apresentado pelas escolas através de painéis, cartazes, história em quadrinhos, desenhos, frases, maquetes, entre outros trabalhos. O ato cívico será realizado a partir das 9h30, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, no bairro Jardim Jalisco, em frente ao Parque das Águas.

Segundo o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, todos os anos são escolhidos temas atuais para serem trabalhados com os estudantes. As atividades começam nas salas de aula e o resultado de todo o projeto é apresentado no desfile do aniversário da cidade.

- O tema ‘Paz' já é trabalhado em algumas unidades por meio do Projeto Cultura da Paz, que tem como proposta a formação de ações que viabilizem alternativas para a escola e seus jovens no que diz respeito à superação das violências no ambiente escolar, promovendo a aproximação entre a escola, as famílias e as comunidades - explica o secretário.

Cerca de três mil pessoas de 37 instituições participarão do desfile, entre alunos da rede municipal, pelotões da Academia Militar das Agulhas Negras, 37º Batalhão da Polícia Militar, 23º Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, 12º Distrito de Escoteiros, Clube de Aventureiros e Desbravadores, Programa Terceira Idade Ativa, Programa Gente Eficiente, Associação Folclórica de Sertanejos, Secretarias Municipais e grupos de motociclistas.

Também confirmaram a participação a Banda da Academia Militar das Agulhas Negras, as fanfarras do Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria), da Escola Noel de Carvalho (Nova Liberdade), da Escola Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), do Ciep Brizolão 347 - Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota) e da Escola Júlio Verne (Vicentina), além da Fanfarra Opinião formada por grupos da terceira idade.

Missa - Uma missa em ação de graças pelos 213 anos de Resende antecederá o desfile cívico, nesta segunda-feira, dia 29. A celebração terá início às 8 horas, no Parque das Águas, e será presidida pelo padre Vanderley Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a participação de padres das Paróquias Nossa Senhora da Conceição, Sagrada Família, Santa Cecília, São Sebastião, Capelania e São José (Itatiaia).

- Nosso objetivo é realizar um momento religioso, de ação de graças, pela passagem da data. Será uma missa regional, ou seja, as paróquias dividirão os trabalhos e participarão juntas de todos os momentos - adianta o superintendente de Eventos e Integração, Arnaldo José de Lima.

Palavras chaves: ANIVERSÁRIO