08/05/2012
MIS abre inscrições para oficina de Pinhole
Evento faz parte das comemorações ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Uma viagem ao passado da fotografia. Essa é a proposta da Oficina de Pinhole que a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do MIS (Museu da Imagem e do Som), vai promover nos próximos dias 15 e 17 de maio, das 14 às 17 horas, dentro da programação da 10ª Semana dos Museus, realizada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). A gerente do MIS Resende, Verônica Bonan, explicou que esta é a primeira vez que o museu participará do evento nacional do IBRAM, que tem como tema este ano "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações".
A Semana Nacional de Museus é realizada anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, e acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema definido. Verônica explica que o pinhole foi o tema escolhido para o curso a ser ministrado pelo MIS Resende com o objetivo de explicar as particularidades da fotografia, que começou de forma bem artesanal, sem contar com os recursos disponíveis hoje.
- O pinhole, derivado do inglês pin-hole, que significa buraco da agulha, é o nome dado à técnica fotográfica sem a utilização de lentes. Nela, um furo permite a formação da imagem em um recipiente como uma lata ou caixa de papelão vedados da luz. A projeção de imagens por este método é uma lei física, conhecida pelo homem desde a antiguidade - explicou a gerente, salientando que na oficina do MIS os alunos já receberão prontas as máquinas fotográficas confeccionadas em caixa de papelão e pintadas de preto.
A oficina será ministradas pelo fotógrafo Hideo Noguchi, de 74 anos, que é funcionário do MIS e iniciou sua carreira bem antes da era das câmeras digitais. Ele ensinará a técnica do pinhole, revelação e ainda dará dicas de captação de luz e enquadramento, levando os alunos a um passeio no tempo. E ninguém melhor que Noguchi para conduzir esse passeio. Afinal, pertenceu à sua família uma das preciosidades que podem ser vistas hoje no MIS Resende: uma máquina fotográfica lambe-lambe, importada do Japão na década de 40.
ACERVO - Verônica lembra que o MIS guarda um rico acervo de imagem e som garimpados desde sua fundação, em 1990. São mais de 10 mil discos (vinis, compactos e 78 rpm) e um acervo iconográfico com fotos antigas de Resende. Serão dois dias de oficina e o MIS está disponibilizando 15 vagas para cada dia. Os interessados podem se inscrever no museu, que fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, Centro. Mais informações: (24) 3354-7530.