25/05/2015

Ministro da Saúde, Pezão e Rechuan visitaram hoje Hospital Regional

Governo federal garante recursos para finalização da obra

Ministro da Saúde, Pezão e Rechuan visitaram hoje Hospital Regional

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Durante visita, nesta manhã, ao Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, garantiu que o Governo Federal vai arcar com 70 por cento do custeio das obras e compra de equipamentos para a unidade. O encontro contou com a presença do governador Luis Fernando Pezão, do secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, da deputada estadual Ana Paula Rechuan, entre outras autoridades. Para o prefeito José Rechuan, que também participou da visita, o Hospital tem como objetivo garantir à população da região um sistema de atendimento sem deslocamentos de pacientes para outros centros distantes, como Rio de Janeiro e São Paulo.

- Através desta iniciativa, buscamos sensibilizar o Governo Federal sobre a importância desta obra, garantindo a pacientes das 12 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde, um atendimento digno para suas  necessidades, sobretudo de média e alta complexidades – frisou.

A obra civil está orçada em R$ 65 milhões, e mais R$ 38 milhões serão usados para a aquisição de equipamentos. Inicialmente, a previsão é de que a unidade seja inaugurada em dezembro deste ano.

- Um Consórcio desta natureza deve servir de exemplo para todo o país. Portanto, posso garantir que vamos participar deste projeto, integrando o grupo de trabalho a ser encabeçado pelo Governo do Estado. Uma equipe do Ministério da Saúde estará à disposição do Consórcio para, juntos, discutirem a de definição de financiamento, modelo de gestão e o cronograma de obras. Estamos conscientes dos problemas financeiros que o Estado e os municípios atravessam neste momento. Mas posso garantir que já vivemos momentos piores e que agora, colocando a casa em ordem, deveremos ter um futuro melhor – finalizou o ministro da Saúde.

De acordo como presidente da Comissão de Fiscalização das Obras, o engenheiro Sebastião Faria, o Hospital, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, tem capacidade para atender um público estimado em, aproximadamente, 1 milhão de pessoas ao ano.

O Hospital Regional contará com 229 leitos, sendo 97 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e um Centro Cirúrgico com seis salas para as cirurgias de alta complexidade. A unidade pretende, também, ser referência na região para transplantes de rins e de córneas, além de procedimentos de neurocirurgia, traumato-ortopedia e oftalmologia.

Palavras chaves: INTEGRAÇÃO