13/04/2015

Ministério da Saúde esteve em Resende filmando modelo de gestão da Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica do município é referência no país

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O modelo de gestão adotado pela Prefeitura de Resende no setor de medicamentos é referência no país. Por isso, o município foi escolhido pelo Ministério da Saúde como exemplo a ser usado nos treinamentos de profissionais de outras cidades. Na sexta-feira, dia 10 de abril, uma equipe do ministério esteve em Resende para filmagem e entrevistas. O roteiro incluiu o Dispensário de Medicamentos, que funciona no Posto Resende, o Posto do Manejo e a Central de Abastecimento Farmacêutica, na Secretaria de Saúde.

Segundo a superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Xavier, a escolha de Resende deve-se ao fato de que a Prefeitura "foi uma das primeiras a implantar o sistema Hórus". Ela considera a filmagem "como um reconhecimento importante do trabalho da Secretaria de Saúde em busca da melhoria no setor de distribuição de medicamentos".

- Isso quer dizer que temos todo o estoque de medicamentos da rede informatizado. E com isso temos melhor controle e gerenciamento sobre a compra de remédios e a demanda da população, ou seja, a aquisição com qualidade e eficiência - destacou Sandra.

De acordo com a Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica Básica, do Ministério da Saúde, o material gravado será usado no Curso de Qualificação Nacional em Assistência Farmacêutica e utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica - Hórus.

Além das filmagens, foram realizadas entrevistas com a superintendente, o secretário de Saúde, farmacêuticos e usuários do serviço.

Palavras chaves: SAÚDE